O dia feito de vícios

1

Os melhores momentos do dia são de pequenos ou grandes vícios.


O DIA FEITO DE VÍCIOS.

O Serginho andava um tanto desanimado. Até que o convenceram que todo dia tem algo de bom. Mas que é importante registrar esse momento num caderninho. É, uma coisa semelhante a um diário.

Serginho passou a anotar esse melhor acontecimento do cotidiano. Depois me mostrou o resultado.

Agora quem ficou triste fui eu. No resumo, os melhores momentos do amigo são sempre pequenos ou grandes vícios.

São coisas que bebeu, que comeu, que precisou fazer escondido. Ou então está ligado a uso de celular. Ah, tem também umas coisas de assistir.

Fiquei com esta impressão, a de que os nossos bons momentos são aqueles em que não estamos no comando. Aliás é o que eu vejo também nas mídias sociais.

Arte de rua de Ellen Takaiane, exposta em Rolândia, PR.

Se os vícios são os melhores instantes dos nossos dias, de certa forma são eles, os vícios, que nos controlam. Pois é, normalmente não controlamos nossas fraquezas.

Estamos fora do comando se não controlamos o que entra no nosso corpo; e estou pensando em comidas, bebidas e outras substâncias.

Além disso, atualmente estamos muito ligados nas telas. A ponto de podermos dizer que não somos nós que possuímos estes aparelhos, mas que eles nos possuem. Os equipamentos nos escravizam e nos usam.

Nos tornamos tão dependentes, que até dizemos que estamos sem bateria, quando na verdade é o aparelho quem está sem carga. Ou seja, nos confundimos com nosso algoz. Isso é um sinal de escravidão.

Para complicar ainda mais, os cientistas têm evidências de que os vícios são transmitidos à descendência. De que aquilo que fazemos na nossa vida muda a expressão dos nossos genes e o tipo de herança que deixamos.

Assim, transmitimos a gula, o alcoolismo, a necessidade das químicas que enfiamos corpo a dentro.

Agora começo a entender porque o Serginho precisa de um caderno para anotar o bom momento do dia.

De meu lado, prometi a mim mesmo que vou criar momentos bons na minha rotina diária. Contatos com amigos, ouvir uma boa música, apreciar uma bela paisagem ou um pôr do sol, dar uma gargalhada com meus filhos, jogar uma pelada de fim de tarde, ler uma poesia, ou fazer uma caminhada com a esposa.

Afinal, algumas coisinhas simples podem se transformar num bom vício.

Aproveite você também: dê uma conferida nas suas últimas postagens. Veja lá se não são vícios os momentos que você escolheu para representar o seu dia feliz.


Áudio: Trabalhos técnicos e paisagem sonora de Elias Vergennes – RÁDIO UEL.

Acesse AQUI outro post com esta temática.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn