1


UEL aprova adequações para o Vestibular 2026. Horário estendido e prova específica em cursos concorridos estão entre as mudanças. A prova do primeiro dia passa a ter cinco horas de duração, com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a prova de Redação. A partir de agora, a Redação terá uma única proposta, diferente de antes quando os candidatos eram desafiados a redigir diferentes gêneros textuais

O segundo dia permanece com o conteúdo de Conhecimentos Específicos, com questões discursivas, que passará a ter três horas de duração. A prova será aplicada para os vestibulandos inscritos em cursos concorridos, considerando a média da relação candidato/vaga igual ou maior a 10 (sistema universal), nas últimas três edições do Vestibular. Outra alteração ocorrerá na Prova de Habilidades Específicas (PHE) do curso de Música que será realizada em data prévia à fase única, no dia 14 de setembro, e aplicada em um turno somente.

De acordo com a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, as alterações representam um aprimoramento sugerido pela Copese a partir de uma avaliação minuciosa do último processo seletivo. Ela lembra que esses ajustes estavam previstos desde quando a Universidade aprovou o sistema de fase única, no final de 2023. A Comissão Permanente de Seleção (Copese) é o órgão responsável pelas diretrizes do Vestibular e integra a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops).

O Vestibular 2026 será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

Confira entrevista com Sandra Garcia. A entrevista é do jornalista Pedro Livoratti, da COM/UEL, em colaboração para a UEL FM.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn