Quem te dá as boas-vindas nessa edição do Mundo Sonoro é a voz incrível da boliviana Luzmila Carpio (na foto), cantora, compositora, atriz e produtora de origem quechua que há mais de meio século divulga o conhecimento e a música andina ancestral mundo afora. Sua música é profundamente ligada às suas raízes nativas, com muito cuidado em promover um novo despertar da consciência e a conexão com o mundo natural, com a Pachamama. Tudo com muita sensibilidade em relação à terra, respeito pelas tradições indígenas latino-americanas e sempre reivindicando o papel da mulher na nossa sociedade.
Nossa viagem ainda dá direito de passar pelo Peru, com uma faixa do novo EP do Novalima com a participação da cubana La Dame Blanche, no Reino Unido com a Eletric Sufi e ouvir o Didon, duo formado pelo produtor e DJ norte americano Carmen Rizzo, e pela talentosa cantora e compositora tunisina Meriem Ben Amor. Nos Estados Unidos, ouvimos a Nite Bjuti com um jazz performático e feminista e em Portugal, reencontramos a voz de Miranda que já conhecíamos como vocalista do OqueStrada, de Lisboa.
Na África, encontramos Bholoja que foi o primeiro artista suazi a alcançar sucesso para além das fronteiras da antiga Suazilândia, hoje Reino do Essuatíni. No Mali, encontramos a voz potente de Inna Baba Coulibaly, cantora Fulani que nasceu e cresceu num distrito na região de Kulikoro, na fronteira com a Mauritânia. E terminamos a nossa viagem ouvindo Les Mamans du Congo junto com o DJ e produtor frances Rrobin. O Les Les Mamans Du Congo é liderado por Gladys Samba e nasceu para preservar a tradição das músicas de ninar do país, as ricas tradições extraídas da herança materna congolesa, uma história milenar enraizada no coração da África Central, que atingiu seu apogeu durante o glorioso reino do Congo e que foi transmitida de mãe para filho ao longo dos tempos. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Luzmila Carpio – “Chakana Sagrada” (Bolívia)
- Luzmila Carpio – “Inti Watana – El Retorno del Sol” (Bolívia)
- Novalima feat. La Dame Blanche – “Pura” (Peru/Cuba)
- Electric Sufi – “Hudaaya” (Reino Unido)
- Didon – “A Faraway Land Remix” (EUA/Tunisia)
- Nite Bjuti – “Mood Liberation Walk” (EUA)
- Miranda – “Cacilheiro” (Portugal)
- Miranda – “Alfama” (Portugal)
- Bholoja – “Akukho Fecela Wamfenyana” (Reino do Essuatíni)
- Inna Baba Coulibaly – “Yewtanakam” (Mali)
- Les Mamans du Congo & Rrobin – “Consolation” (RDC/França)
- Les Mamans du Congo & Rrobin – “Maria” (RDC/França)
Foto: Nora Lezano/Divulgação