Hoje você não vai precisar de visto e nem passaporte para viajar com o Mundo Sonoro porque o passeio vai ser em casa, com uma edição todinha dedicada à música brasileira. Vamos ouvir algumas faixas de três discos que estao circulando lá fora, mostrando para os amantes da tal world music o quê que a Bahia tem.
Começamos com o disco “Viva Naná” (L’Autre Distribution), uma linda homenagem a Naná Vasconcellos feita pelo francês Fred Søul junto com o percussionista brasileiro Zé Luis Nascimento. Depois, ouvimos a música de Tiganá Santana presentes no álbum “Caçada Noturna” (Ajabu!), gravado quase que inteiramente em Portugal.
Pra terminar esse passeio, vamos ouvir o disco “Aguidavi do Jêje” (Rocinante), nome também do grupo afro-percussivo endossado pelos ritmos do candomblé da nação Jeje-Mahin. São 18 percussionistas e ogãs, comandados por Luizinho do Jêje, nascido e criado no histórico Terreiro do Bogum, numa orquestra de atabaques que promovem no disco um ritual percussivo cheio de axé. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Fred Søul & Zé Luis Nascimento feat Vincent Peirani & Sylvain Barou – “Les Cendres du Paradis” (França/Brasil)
- Fred Søul & Zé Luis Nascimento – “Juvenal” (França/Brasil)
- Fred Søul & Zé Luis Nascimento feat. Chico Cesar – “Dantza” (França/Brasil)
- Fred Søul & Zé Luis Nascimento – “Uxorem Ducere”(França/Brasil)
- Tiganá Santana – “Das Matas” (Brasil)
- Tiganá Santana feat. Fabiana Cozza – “O Véu”
- Tiganá Santana – “Partes de mim”
- Tiganá Santana – “Nkongo”
- Aguidavi do Jêje feat. Gilberto Gil – “Violão de Cabaça” (Brasil)
- Aguidavi do Jêje – “Couro no Tempero”
11_Aguidavi do Jêje – “Na Palha do Dendê”