Um dos sambistas mais queridos de Londrina, Nelson José da Silva, seo Nelson, faz 85 anos neste sábado e ganha um especial na UEL FM no dia de seu aniversário, ao meio-dia, no programa Desde que o Samba é Samba. Reprise segunda, dia 25, às 18 horas. Mineiro de Ponte Nova que morou em São Paulo, seo Nelson está radicado em Londrina desde 1997, onde tocou com o Clube do Choro, Quarteto do Samba, Samba 172 e fez muitos shows em repúblicas de estudantes. O especial é uma produção de Ricardo Lima, que mesclou músicas interpretadas pelo sambista com temas de compositores consagrados. Tem também o depoimento de amigos e músicos. Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, uma das filhas, Petunia Bordoni, já postou em seu Facebook mais de 30 músicas interpretadas pelo pai. A preferida da Petunia é “Esta Melodia”.
Sensibilidade, humildade e generosidade. Essas são as três qualidades que Rakelly Calliari destaca do sambista Nelson José da Silva, o seo Nelson. O depoimento dela está no especial da UEL FM neste sábado, ao meio-dia. Uma homenagem da rádio no dia do aniversário de seo Nelson, que completa 85 anos. Iniciativa de Ricardo Lima, que mesclou músicas interpretadas pelo sambista com temas de compositores consagrados. Além de oito depoimentos de amigos e músicos. “Ele não canta à toa; canta o que sente. A humildade a gente reconhece quando conta os causos e volta à origem simples. E é generoso porque não guarda pra si e não faz mistério sobre o que sabe. Sempre divide”, diz Rakelly, do Samba Sim. Além da Rakelly, o especial tem depoimentos de Juliana Barbosa, Maria Thomé, Elsa Caldeira, Israel Laurindo, Ronaldo Matos, Thiago Marinho e Osório Pere
Seo Nelson e a UEL FM
“Sempre que vou programar o Bezerra da Silva lembro do seo Nelson. É que um dia ele me ligou pra dizer que gostou do programa, mas não do bloco com três músicas do Bezerra. Respondi que é preciso prestigiar todos os sambistas, e ele concordou. Mas pediu pra tocar menos o Bezerra da Silva”. Quem conta é o diretor superintendente da UEL FM, Edyr Pedro, também produtor do Desde que o Samba é Samba. Edyr diz que seo Nelson contribui com a programação indicando músicas e intérpretes para a playlist do samba e não deixa de ligar pra avisar quando um bloco está repetido no programa ou quando trocamos o nome de intérpretes ou compositores. Ele é um dos ouvintes mais assíduos da rádio e do Desde que o Samba é Samba. Também cantou e tocou muito ao vivo no Trem das Onze, revista radiofônica da UEL FM, produzida por Jersey Gogel, diretor de programação da rádio. O mineiro Nelson José da Silva, o seo Nelson, que viveu quase toda a vida em São Paulo e está radicado em Londrina desde 1997, faz 85 anos neste sábado e ganha um especial de presente da UEL FM.
Produção de Ricardo Lima