Começamos nosso passeio com algumas faixas do novo disco de Biomigrant, expressão musical do produtor e multi-instrumentista Michael Alfred Wagner que nasceu nos Estados Unidos e em 2014 decidiu cruzar a América Central de bicicleta, chegando à Colômbia, onde deixou sua música criar raízes. Em “Aguaceros y Sequías”, ele retorna às suas experimentações mais eletrônicas, com sonoridades fruto de uma extensa linguagem rítmica, incluindo house music, cumbia e outras tradições afro-colombianas, inclusive com referências ao afrobeat e à guaracha.
Depois, vamos para Istambul com a mítica BaBa Zulae o novo disco da banda, batizado de “İstanbul Sokakları” (Glitterbeat Records). Focado em desafiar o status quo conservador, o novo disco da Baba Zula aborda explicitamente as questões enfrentadas pelos pensadores progressistas na Turquia de hoje. É, em todos os sentidos, uma declaração profundamente política.
Nosso roteiro de viagem nos leva ainda para a Indonésia, com a cantora e compositora Peni Candra Rini e o seu novo e surpreendente disco, o “Wani”(New Amsterdam Records). O álbum é repleto de ruídos lúdicos, energia turbulenta e um profundo senso de inesperado com uma coleção de músicas barulhentas, divertidas, caóticas, energizantes e hipnotizantes que exploram temas da arte tradicional javanesa, das escrituras, da cultura, da política e do jogo de sombras. É incrível! Confira a lista completa das músicas do programa:
- Biomigrant – “Lejos” (EUA/Colômbia)
- Biomigrant – “La Montaña”
- Biomigrant – “La Utopía”
- Biomigrant – “Tro tro”
- Baba Zula – “Bosphorus Cura Taksim” (Turquia)
- Baba Zula – “İstanbul Express Divan Taksim”
- Baba Zula – “Pisi Pisi Halayı”
- Baba Zula – “Arsız Saksağna”
- Peni Candra Rini – “Raden Panji” (Indonésia)
- Peni Candra Rini – “Sok Ada Ada”
- Peni Candra Rini – “Tapal Kuda Liar”
- Peni Candra Rini – “Komab Kombek”