Começamos a nossa viagem em Cabo Verde, com Lucibela e suas mornas e coladeiras nas faixas do seu novo disco, o “Moda Antiga” (Lusafrica), que promove uma celebração do patrimônio musical do arquipélago.
Depois nos deixamos levar por Nesrine, cantora, violoncelista e compositora franco-argelina que no seu novo trabalho, o “Kan Ya Makan” (ACT Music) faz uma reflexão sobre sua história pessoal, seus relacionamentos e sua visão do mundo, retratando a migração como enriquecedora e incentivando a ampliação de perspectivas.
Nosso passeio musical termina com o projeto franco-burkinabé que reúne Clotilde Rullaud, Abdoulaye Traoré, Kanazoe, Boubacar Djiga e Achille Nacoulma, com letras conscientes, tradições entrelaçadas e a base contemporânea como qualidades essenciais nestes tempos em que o otimismo se tornou uma virtude de sobrevivência. “Kananaye”(Tzig’Art) é um álbum multicolorido, multi-instrumental e multicultural que celebra a beleza da mistura e a harmonia dos idiomas, onde a musicalidade das palavras encontra a riqueza das notas que compõem algo rico e cheio de significados. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Lucibela – “Lembra Tempo” (Cabo Verde)
- Lucibela – “Nhó Jon Seá Mi No/ Ta Pinga Txápu – Txápu”
- Lucibela – “Mcorre mka pega”
- Lucibela – “Salabanku”
- Nesrine – “Leila”(Argélia/França)
- Nesrine – “Kan Ya Makan”
- Nesrine – “Selma Ya Salama”
- Nesrine – “Ya Lil”
- Kananaye – “Belleville” (Burkina Faso/França)
- Kananaye – “Faso De Nous”
- Kananaye – “Garibou”
- Kananaye – “A Chauffer”