Começamos na Colômbia, com algumas faixas do disco solo de Nidia Góngora, uma nossa velha conhecida, dona de uma das vozes mais emblemáticas da música tradicional colombiana e fundadora do mítico grupo Canalón de Timbiquí. Em “Pacífico Maravilla” (Positivo Records) ela demostra um esforço profundamente pessoal, que reflete amor, perda e uma conexão renovada com suas próprias raízes.
No Mali encontramos Kankou Kouyate que vem de uma das famílias griot mais respeitadas do país. Ela também estreia na carreira solo com o disco “N’Darila” (One World Records), onde interpreta seu ambiente social e a própria sociedade, falando por exemplo, sobre os direitos da mulher e outras mensagens morais, repletas de sabedoria natural da terra e dos espíritos malineses.
“Breath” (Air Music), o quarto disco da iraniana Farnaz Ohadi, é mais um capítulo numa trajetória artística marcada pela combinação impressionante da beleza complexa da poesia farsi com os ritmos apaixonados do flamenco. A ousada fusão de Farnaz de duas ricas tradições cria um espaço para que o ouvinte reflita, se recarregue e recupere forças diante da adversidade.
Kazdoura é o duo formado pela cantora síria Leen Hamo e pelo músico de jazz libanês John Abou Chacra e em “Ghoyoum”(August 4 Records) exploram a existência, muitas vezes difícil, dos refugiados, com memórias intensas e assombradas de guerra, deslocamento e saudade de um lar deixado para trás, em contraste com uma identidade cívica e social incerta no país anfitrião. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Nidia Gongora – “Pacifico Maravilla” (Colômbia)
- Nidia Gongora – “Te Amo”
- Nidia Gongora – “Marejada” feat. Daymé Arocena (Colômbia/Cuba)
- Kankou Kouyate – “Nganou Balla” (Mali)
- Kankou Kouyate – “Den Kelen”
- Kankou Kouyate – “Maria Lulu”
- FarnazOhadi – “Yar” (Irã)
- FarnazOhadi – “Anda Jaleo”
- FarnazOhadi – “Bi Gharar”
- Kazdoura – “Khayal” (Síria/Líbano)
- Kazdoura – “Titi Titi”
- Kazdoura – “Marhaba Ahlen”