A primeira edição de 2025 do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais traz para a cidade a proposta de uma imersão nas tradições juninas e julinas, com foco especial nas contribuições fundamentais das culturas indígena e afro-brasileira, que tecem a rica tapeçaria dessas festividades populares.
A abertura é nesta quarta, 2 de julho, às 19 horas, com apresentação do Grupo Bumba meu Boi Estrela da Vila (foto) e a “Conversa para Nutrir” com a comunicadora AfroEcológica – Alene de Godoy, no Renata Lima Restaurante, às margens do Aterro do Lago Igapó. A programação seguirá até 6 de julho
Já nesta quinta, 3 de julho, também às 19 horas, acontece o CineClube Quizomba, em parceria com o COCINE – Coletivo de Cinema Negro de Londrina, com uma exibição de curtas, produções indígenas e negras, no Canto do MARL, seguida de roda de conversa com o próprio Coletiv o COCINE.
As oficinas formativas, já tradicionais do Festival, serão realizadas em dois dias, também no Canto do MARL. Na sexta-feira, 4 de julho, o grupo Bumba meu Boi Anjos da Guarda de Maringá vem compartilhar saberes dessa manifestação tradicional das festividades juninas no Maranhão.
No sábado, 5 de julho, a renomada Mestra Martinha do Coco (DF), acompanhada de seu filho e instrumentista Heitor Leonardo, apresenta o “Coco do Cerrado” em uma vivência imperdível, marcando sua primeira vinda a Londrina. Ambas as atividades são gratuitas, mas exigem inscrição prévia, com links disponíveis nas redes sociais do Coletivo Quizomba, ALMA e Projeto RUAR.
O encerramento do festival será realizado no gramado em frente à Vila Cultural ALMA (R. Argentina, 693), evento totalmente gratuito, no domingo, 6 de julho, a partir das 15 horas, com a participação do Quizombinha: Brincadeiras, Oficinas e Recreação Infantil para a criançada. A trilha sonora fica por conta do DJ Dan Black, que vai trazer muita brasilidade, e do grupo Forró Pé de Nuvem, que vai garantir o arrasta-pé que a festa pede.
O ponto alto será o show de encerramento com a Mestra Martinha do Coco. Ela vem acompanhada de seu filho e músicos parceiros, para mostrar ao público a força de seu trabalho na música popular tradicional brasileira. A Feirinha da Economia Criativa, com artesanato e muitas comidas típicas, completa a festa.
O Festival Quizomba reitera seu compromisso com a acessibilidade, oferecendo tradução em Libras, espaço PCD em frente ao palco principal no encerramento e um espaço de acolhimento psicossocial, garantindo que todos possam desfrutar plenamente das atividades.
O Festival é uma realização do Coletivo Quizomba em parceria com a Vila Cultural ALMA, impulsionado pelo fomento renovado do Programa de Ações Continuadas da FUNARTE (2023). Este ano, o evento ganha ainda mais força com a colaboração do Projeto RUAR, outra iniciativa do Coletivo Quizomba e ALMA, desta vez apoiado pela Copel através do Profice, programa de fomento da Secretaria de Cultura do Paraná.
A programação completa você acompanha nas redes sociais do Quizomba. O perfil no Instagram é @quizombalondrina