A insegurança alimentar ainda é uma realidade para milhões de brasileiros, o que torna fundamental investir em pesquisas que ampliem o acesso à alimentação de forma sustentável e inovadora. Na universidade, diferentes iniciativas têm buscado novas soluções para esse desafio, explorando caminhos que unem ciência, tecnologia e responsabilidade social.
Para entender como a ciência pode transformar resíduos da agroindústria em novos ingredientes destinados à alimentação humana e animal, neste sábado, a coluna Conexão Científica conversa com a professora Dra. Suzana Mali de Oliveira, que apresenta os objetivos de seu projeto e as soluções sustentáveis desenvolvidas por sua equipe na Universidade Estadual de Londrina.
A coluna tem produção e apresentação da professora Dircel Kailer, com coprodução do professor Frederico Garcia Fernandes, ambos docentes do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, e vai ao ar quinzenalmente no programa A UEL e Você, aos sábados, entre 11h e 12 horas.
O objetivo é mostrar como as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade impactam nossa vida cotidiana. “A divulgação científica é hoje um campo plural que ultrapassa os muros da universidade e se estende por meios de comunicação, redes sociais, espaços culturais e ambientes educativos diversos. Para além da tradução de conteúdos acadêmicos, trata-se de um conjunto de práticas que busca construir pontes entre os que produzem conhecimento e o público que dele pode se beneficiar”, enfatiza a professora Dircel Kailer.