1

A nossa viagem começa na Grécia com a banda Gidiki e algumas faixas do “Planinata”, palavra de origem balcânica para montanha. Para eles, a música é como uma montanha que embora possa nascer num único lugar, não pertence a ninguém. No disco, um passeio pela musica tradicional dos Balcãs e também de outras regiões da Grécia, tocando territórios muitas vezes indeterminados pelas fronteiras tradicionais.

Depois vamos para os Estados Unidos, com a música de Cochemea , um músico itinerante de origem indígena, da etnia Yaqu. Em “Vol. 3: Ancestros Futuros” (Daptone Records), música moldada por histórias de sobrevivência e resistência.

Seguimos para Amsterdã, casa da banda indonesia de folk psicodélico Nusantara Beat. No disco homônimo de estreia (Glitterbeat Records), onze faixas originais onde os membros mergulham profundamente nas raízes ancestrais indonésias do grupo e tecem, de forma emocionante, melodias folk hipnóticas, Indo-pop vintage, grooves psicodélicos pulsantes e texturas sonoras contemporâneas.

Voltamos para os EUA para ouvir a Antibalas, banda do Brooklyn, e que em “Hourglass” (Daptone Records), retorna às suas raízes instrumentais com os onze integrantes participantes ativos das composições. Com oito álbuns, inúmeros singles e duas mil apresentações em cinco continentes, eles continuam sendo um dos conjuntos musicais mais vitais e relevantes da América do Norte e uma referencia no afrobeat contemporâneo. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Gidiki –“Ajotoro” feat. Sandra Sangiao (Grécia/Espanha)
  2. Gidiki – “Aroma” (Grécia)
  3. Gidiki – “Stixoi sto xoma”
  4. Cochemea –“Ancestro Futuro” (Estados Unidos)
  5. Cochemea – “Omeyocan”
  6. Cochemea – “Procession of Spirits”
  7. Nusantara Beat – “Di Pantai” (Países Baixos/Indonésia)
  8. Nusantara Beat – “Kalangkang”
  9. Nusantara Beat – “Tamat”
  10. Antibalas – “Solace” (EUA)
  11. Antibalas – “La Ceiba”
  12. Antibalas – “Oasis”
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn