Começamos com o novo disco da banda Murmurosi, o “Svitanok” com canções que passam da tristeza à alegria, de canções de ninar a cantos rituais, sempre com uma sensação de luz que surge lentamente. O disco fala sobre como as famílias na Ucrânia estão sendo separadas desde que começou o conflito com a Rússia e a banda é formada por ucranianos imigrados no Canadá.
Depois, vamos para a Bélgica encontrar o Naragonia Quartet e algumas faixas do disco “Nehalennia” (Trad Records), o quarto álbum do quarteto que com uma sensibilidade especial para melodias fortes, cria um som altamente distinto.
Logo chegamos no País de Gales ao som de Cerys Hafana, compositora, cantora e multi-instrumentista que acaba de lançar o seu terceiro disco, batizado de “Angel” (tak:til). No seu novo trabalho, uma profunda exploração do minimalismo, da música tradicional e avant-folk e do seu principal instrumento, a harpa tripla galesa.
Nossa viagem termina na Dinamarca, com a Floating Sofa Quartet, uma cooperação musical entre quatro jovens músicos da cena folk da própria Dinamarca, Finlândia e Suécia. Com “Tides” (GO Danish Folk Music), o novo disco da banda eles celebram o décimo aniversário de carreira com um folk pan-nórdico que vem conquistando plateias por onde passam. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Murmurosi – “U Nedilyu Rano” (Ucrânia/Canadá)
- Murmurosi – “Oy Yuriyu”
- Murmurosi – “De Buv Solovey”
- Naragonia Quartet – “Desman” (Bélgica)
- Naragonia Quartet – “Heppiestep”
- Naragonia Quartet – “Nehalennia”
- Cerys Hafana – “Ffarwel i f’Ieuenctid” (País de Gales)
- Cerys Hafana – “Drexelius”
- Cerys Hafana – “Helynt Ryfeddol”
- Floating Sofa Quartet – “Vigga sin gangar” feat. Guro Kvifte Nesheim (Dinamarca/Finlândia/Suécia)
- Floating Sofa Quartet – “Täysikuun jenkka”
- Floating Sofa Quartet – “Vallivan” feat. Dreamers Circus