Um caminhão de opiniões.

1

Quem merece respeito são as pessoas. As opiniões são enterradas pelos argumentos.


UM CAMINHÃO DE OPINIÕES.

Ouvinte, garanto que eu sou um cara tolerante. Mas finalmente cheguei a um limite. Pois descobri uma coisa que não consigo suportar. É a tal da opinião.

Pois hoje, cada um tem um caminhão de opiniões pra despejar em você. É verdade que poucos têm coragem de fazê-lo pessoalmente. Mas também vomitam opiniões a queima roupa. A maioria desova tudo via redes sociais.

E olhe que o abençoado tem opinião pra tudo.

Então você aponta um equívoco que o desavisado arrotou e ele vira uma fera. Ou seja, não admite que você o contradiga.

Você precisa respeitar minha opinião.

Esse é o bordão. Portanto, acabou o diálogo.

Foto de tela óleo sobre acrílico de Manabu Mabe, Composição humana, no. 14, 1971.
Manabu Mabe, Composição Humana, n.14, 1971, óleo sobre tela. Exposto no FAMA, Itú, SP, fev 2022.

Compadre, comadre, eu não preciso, eu não devo respeitar sua infundada opinião. Pois não lhe devo isso. Porque me é precioso é respeitar que você externe a sua opinião. Portanto valorizo o seu direito de expressão. Ou seja, faço questão que você diga o que tem a dizer. Isso é uma coisa.

Outra coisa é respeitar o que você disse. Pois quem merece respeito são as pessoas.

Já as opiniões, as ideias, para merecerem respeito, precisam ser muito das boas. Porque a maior parte das ideias, das opiniões, merecem mesmo é serem enterradas pelos argumentos.

Tudo o que eu digo aqui, são minhas ideias, originais ou originantes de conversas, de textos, de vídeos, ou mesmo de outras ideias. Elas não merecem o seu respeito. Mas fazem jus à sua crítica, caso você não concorde com algo. E então, minha obrigação, minha sabedoria, é ouvir, avaliar e decidir se acato seus argumentos, ou não.

Mas nesse processo, é necessário que nos respeitemos. Para ser claro, você merece meu respeito e eu o seu. Já nossas opiniões, bem, essas são pra cair no moedor de carne e misturar tudo.

Só nesse movimento vamos poder repensar, reformatar e apresentar opiniões melhores. Até que sejam demolidas e construamos outras melhores. Pois opinião é para isso mesmo.

Veja que um profissional qualificado, um especialista de verdade, um entendido, não opina. Antes, fornece um parecer sobre o assunto no qual ele é um perito.

Então não me venham mais pedir para respeitar opiniões. E muito menos, respeitem as minhas opiniões.

E assim seremos mais sabidos. Não hoje, mas num dia desses.


Áudio: Trabalhos técnicos de Ricardo Lima – RÁDIO UEL.

Acesse outro post da Coluna O COTIDIANO.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn