Conexão Científica: pesquisas e inovações transformando a sua vida

1

As ferrovias construídas no começo do século XX mudaram o território brasileiro, mas também trouxeram muitos conflitos e mortes. A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, na Amazônia, e a Estrada de Ferro São Paulo–Rio Grande, no Sul do país, foram construídas sobre áreas de floresta e causaram a expulsão e a morte de milhares de pessoas que já viviam nesses locais.

No Sul do Brasil, a construção da ferrovia São Paulo–Rio Grande contribuiu diretamente para a Guerra do Contestado, ao expulsar famílias indígenas e caboclas de suas terras e gerar pobreza, violência, disputas por território e milhares de mortes.

A Coluna Conexão Científica recebe o Prof. Dr. Nilson César Fraga, que apresenta a segunda fase de um projeto de pesquisa sobre essas ferrovias e seus impactos ao longo do tempo. O estudo busca entender como essas grandes obras afetaram o desenvolvimento das regiões, a vida das comunidades locais e deixaram marcas que ainda podem ser percebidas hoje. Ouça e conheça como a pesquisa feita na universidade ajuda a entender melhor a história do Brasil e os desafios do nosso território.


A coluna tem produção e apresentação da professora Dircel Kailer, com coprodução do professor Frederico Garcia Fernandes, ambos docentes do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, e vai ao ar quinzenalmente no programa A UEL e Você, aos sábados, entre 11h e 12 horas.

O objetivo é mostrar como as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade impactam nossa vida cotidiana. “A divulgação científica é hoje um campo plural que ultrapassa os muros da universidade e se estende por meios de comunicação, redes sociais, espaços culturais e ambientes educativos diversos. Para além da tradução de conteúdos acadêmicos, trata-se de um conjunto de práticas que busca construir pontes entre os que produzem conhecimento e o público que dele pode se beneficiar”, enfatiza a professora Dircel Kailer.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn