O desenho da realidade

1

Nossa cabeça é formada pelo que vemos, lemos e ouvimos. Mas quem é mesmo que está costurando nossas ideias?


O DESENHO DA REALIDADE

Essa facilidade de acessar informações, notícias e conteúdos através do celular tem feito algumas pessoas diminuir ou até mesmo parar de ler livros e outros materiais. Afinal, é mais prazeroso seguir alguém ou inscrever-se num canal. E assim vamos absorvendo conhecimentos, ideias e formatando nosso pensamento.

Também estou de acordo com esse movimento. É uma ferramenta muito poderosa de conhecimento.

Porém, sempre tem um grande MAS.

Nesse caso, precisamos lembrar de diversificar nossas fontes de informação. Buscar ideias diferentes para formar o nosso pensamento.

Mas, e esse é o ponto que pretendo evidenciar, também temos o fato de que os influenciadores digitais, os gurus de plantão, os tais coachings, não são eles os que melhor conseguem interpretrar o nosso tempo, a nossa realidade.

As mídias precisam de postagens constantes e obrigam ao atendimento de alguns padrões. Com isso o conteúdo fica prejudicado.

De forma que ainda acredito mais no escritor. Esses que produzem os velhos e atuais livros, ou mesmo um roteiro de filme. Quem sabe, um compositor. Estes precisam de tempo, de observação atenta e profunda da realidade, para conseguir sacar algo que faça sucesso. Não só por alguns minutos, mas por décadas. Sim, por muitos anos, pois traduzem, interpretam uma época, um movimento, um acontecimento.

A prova disso é que continuamos ouvindo musicas de séculos passados. Lendo livros de dezenas de anos. Mas não quero assistir um conteúdo da semana passada.

Ou seja, no curto e grosso, são os escritores, roteiristas, compositores, os que mapeiam nosso tempo, não os influencers ou os coachings.

Fique atento à quem você está dando ouvidos. É por eles que entram na nossa cabeça.


logo rádio UEL

Áudio: Trabalhos técnicos de Ricardo Lima – Rádio UEL.

Acesse AQUI outro post da Coluna O COTIDIANO.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn