O empreendedorismo acima da dignidade

Valemos por aquilo que oferecemos. Somos estimulados ao empreendedorismo.

O EMPREENDEDORISMO ACIMA DA DIGNIDADE.

A todo momento somos estimulados ao empreendedorismo. Então, hoje mais do que humanos, precisamos ser empreendedores.

Mas o que é ser empreendedor? É um conceito que está muito ligado à inovação. Ou seja, é fazer o que ninguém fez; ver o que não foi visto. É a tal da ideia nova, da novidade. Mesmo que isso se traduza num carrinho de cachorro quente naquela esquina que ninguém pensou.

Empreender é um partir para a ação e realizar algo.
Foto de larvas e casulos de bicho da seda em caixilho de papalão.

Pois então, até aí tudo muito bem. Não fosse o fato de que agora somos obrigados a ser empreendedores. É isso que se espera de cada um de nós. Queiramos ou não.

Só somos alguém se formos empreendedores.

Então você deve estar perguntando: e a minha dignidade? E a minha liberdade, minha capacidade de escolha?

A sociedade vai responder que não serve para nada. Que dignidade? Pois você não é mais um fim em si mesmo. Você é o que você produz. Somos aquilo que oferecemos para a sociedade.

Enfim, deste modo de pensar é que vem os conceitos de meritocracia, de competitividade, além do empreendedorismo.

Ou seja, só valemos por aquilo que oferecemos. Não importa mais o que somos o que pensamos, aquilo que escolhemos.

Precisamos produzir. Empreender!

Acesse AQUI outro post da Coluna O COTIDIANO.