O sonho do regato

1
Foto de rio em área de cachoeiras.

É romper o dique, movimentar os sonhos, as alegrias de deixar rolar a vida rio abaixo, até as nuvens: destino de todos os rios.


O SONHO DO REGATO.

As gotas despencam do vertedouro! Enquanto isso choram o jugo da represa a trancafiá-las

Esta lamúria contínua ceva minha insônia. Bracejo a escuridão como fossem barrancos que limitam o escorrer dos meus sonhos tristes; raízes de bambuzais a esfregarem-se na minha solidão, moldada pela sombra das matas ciliares deste escuro.

As águas querem a massagem das pedras polidas por suas ancestrais gotas do mesmo rio. Anseiam pelo rolar na doce cascata do calmo córrego. Ah, a alegria do encontro da interseção com cristalinos afluentes, na sombra de olorosas matas espessas.

A represa deixa ofegante a lembrança das cócegas provocadas pelo atrito das escamas de cada peixe; as rabanadas dos espevitados seres aquáticos. O marasmo impede o doce perfurar agulhento do finos peixes alongados da cor dos raios do sol.

Resta a visão barrenta da mansidão pétrea desse empoçado imenso, de entornos descampados e em dissonância com o salpicar lacrimoso das frutinhas. Essas bolotinhas que se atiram do alto para a alegria líquida do mundo, mirando as bocas famintas de diversão.

A contenção imposta impede o espojar-se amplamente dos sonhos de mar. É o túmulo dos anseios da água represada e das fantasias do meu atormentado ser.

Foto de fluxo de água no Parque Nacional Aparados da Serra - RS
Foto de fluxo de água no Parque Nacional Aparados da Serra – RS

O SONHO DO REGATO.

Cada gota do córrego,/
Todo o ribeirão,
Oprimido pelas margens,/
Ambiciona ser mar./
<Sonda a imensidão das profundezas.

Cada onda de dilúvio,/
Toda a vaga,
Ardida pelo sal,/
Deseja o céu./
<Sonha a leveza das nuvens.

Cada gotícula do firmamento,/
Todo o vapor,
Despenca o olhar,/
Almeja ser torrente./
<Anseia a fluidez dos cardumes.
É romper o dique e movimentar os sonhos, as alegrias de deixar rolar a vida rio abaixo, até as nuvens: destino de todos os rios.

logo rádio UEL

Áudio: Trabalhos técnicos e paisagem sonora de Elias Vergennes – Rádio UEL.

Acesse AQUI outro post da Coluna O COTIDIANO.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn