Sobre troncos e seus brotos.

1

Uma humanidade de muitas famílias com poucos filhos cria uma sociedade com indivíduos mais diversos e variação genética e comportamental.


SOBRE TRONCOS E SEUS BROTOS.

Era uma vez, um tempo em que a humanidade vivia de armas nas mãos. E é bem verdade que alguns querem voltar a esta barbárie. Pois bem, uma das peculiaridades daqueles primórdios é que poucos homens conseguiam reproduzir-se. Por exemplo o guerreiro Gengis Kan teria hoje cerca de 12 milhões de pessoas com seus genes.

Os humanos viviam a realidade de poucos reprodutores com muitos filhos. Mas atualmente temos uma situação inversa. Muitos casais com poucos filhos. E nem comparar a população atual com a daqueles tempos.

Dessa forma, temos uma variabilidade genética maior, pois ao invés de alguns poucos pais, temos muitos pais transmitindo seus genes. Portanto, temos também uma variedade enorme de fenótipos, uma diversidade de feições, jeitos, cabelos, cores.

Também precisamos concordar que somos mais civilizados, mais evoluídos, apesar de algumas cabeças ainda estarem na idade da pedra.

Então concluo que sermos uma espécie mais diversa, com indivíduos de jeitos e comportamentos diferentes, seja uma prova da nossa evolução.

E agora, como explicar que alguns ainda queiram que sejamos todos iguais? Seja na cor da pele, no desenho do corpo, nos cabelos; seja nos comportamentos, preferências e gostos.

Acredito que tem pessoas desejando retornar a um passado de barbárie.

https://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u8334.shtml#:~:text=Todos%20os%20irm%C3%A3os%20de%20Genghis,na%20Cor%C3%A9ia%20e%20na%20Mesopot%C3%A2mia.


logo rádio UEL

Áudio: Trabalhos técnicos de Ricardo Lima – Rádio UEL.

Acesse AQUI outro post da Coluna O COTIDIANO.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn