Umas inteligências

1
Detalhe da pintura A Visita Dos Ancestrais, de Jaider Esbell.

Dizem que a inteligência artificial vai governar nossas vidas. E então alguma inteligência vai nos chefiar.


UMAS INTELIGÊNCIAS.

A tal da inteligência artificial está invadindo o cotidiano. A diferença é que estamos percebendo isso, ou mesmo nem nos dando conta do fato.

Mas pode estar certo, o seu celular, o tablet, o computador; e até mesmo a sua televisão, estão monitorando tudo o que você faz, o que acessa, o que você pesquisa.

Além disso, em muitos casos, estamos online, conversando com algum programa computacional, um chatbot, mesmo sem saber.

Muito em breve não vamos conseguir distinguir se no outro lado tem uma pessoa ou algo tratando conosco.

Detalhe da pintura A Visita Dos Ancestrais, de Jaider Esbell.
Detalhe da obra de Jaider Esbell, A Visita dos Ancestrais (acrílica e caneta posca sobre tela), fotografada em exposição no CCBB, São Paulo-SP.

Acontece que tenho visto alguns entendidos alertando para o fato de que essa tecnologia pode nos dominar num futuro muito próximo. Isso até parece ser verdade, já que a capacidade e a qualidade vêm crescendo rapidamente.

Nós temos algumas possibilidade desse domínio descritos em filmes, na literatura e mesmo em textos de pessoas que se destacam.

Como a minha cabeça não consegue acompanhar todo esse movimento, resolvi fazer uma pergunta simples, para que eu mesmo responda: Eu estou com medo de ser governado por uma inteligência artificial?

A primeira coisa que me veio à mente é que finalmente vou ser governado por alguma inteligência. Mesmo que seja artificial. Afinal, talvez seja o fim de governos desprovidos de inteligência. A menos que fazer tudo pensando em si próprios, nos seus partidos políticos, nos seus financiadores de campanha, na sua igreja, nos seus familiares, seja algo que possamos classificar como inteligente.

Olhe que essa inteligência artificial não tem família, não tem religião, não pertence a partido político nenhum. Mas ainda vai sobrar o financiador, ou seja, as tais big techs.  

Muda muita coisa? Piorou? Pode ficar melhor?

Bom, aí já não tenho tutano suficiente para responder. Passo a bola pra você!


logo rádio UEL

Áudio: Trabalhos técnicos de Ricardo Lima- Rádio UEL.

Acesse AQUI outro post da Coluna O COTIDIANO.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn