Banda Sala de Estar ganha faixa a faixa neste sábado

Meia Luz, EP de estreia da banda Sala de Estar, é tema do faixa a faixa deste sábado, às 15h25 na Rádio UEL FM (107,9 MHz – www.uelfm.uel.br). O programa também pode ser ouvido no aplicativo e vai ao ar na quinta, dia 20, às 17h25. A banda londrinense, nascida em 2019, transita principalmente entre a MPB e o samba e traz ainda uma pegada blues e rock’roll.

O embrião da Sala de Estar foi o Sarau de Ciências Sociais da UEL. Cauana Russo, formada em Ciências Sociais na universidade, se apresentou num sarau com o tecladista João Batista, estudante de História. “Naquele momento, nos pareceu que o trabalho já tinha alguma consistência, um caminho aberto, e então escolhemos montar a banda”, conta ela, que é vocalista, violonista e compositora da Sala de Estar.

Outros dois integrantes da banda também têm ligação com a UEL. O baixista Zé Vilela faz o último ano do curso de História, e Caroline Oliveira, backing vocal, cursa Arquitetura e Urbanismo. A baterista Dani Gomes é formada em Direito em outra instituição. O EP saiu recentemente, graças a um financiamento coletivo. A banda abriu o festival Resistência Pirata de 2019 e o EP pareceu uma necessidade urgente. “Tudo aconteceu muito rápido”, conta ela. Em cinco dias o grupo conseguiu todo o valor da campanha, que era para durar dois meses.

Gravado,  mixado e masterizado por Galego Teixeira, no estúdio londrinense Áudio 13, o EP tem distribuição pelo selo Tapete Voador e está disponível nas plataformas de streaming. Já tem mais de 6 mil acessos. Ouça em https://linktr.ee/BandaSaladeEstar

A banda também acaba de ser selecionada para o Festival Barbada online, que reunirár 12 grupos que produzem música autoral em Londrina. O show da Sala de Estar será no dia 29 de agosto, com transmissão no YouTube e também na UEL FM.

O EP que ganha o faixa a faixa na rádio mergulha na poesia da música brasileira para falar de amor, da vida e do sensível. O trabalho surpreende principalmente pelo requinte vocal, que completa o lirismo das canções. Em sua formação, Cauana Russo começou a fazer o curso de música na Unesp, além de ter estudado canto lírico e coro sinfônico por muitos anos. Cantou na Alemanha.

De acordo com Cau Russo, existe um posicionamento político no trabalho da banda. “Junto do processo de encontro da Sala de Estar, eu também vivia o meu processo pessoal de transição, meu próprio reconhecimento como travesti. Acho que o trabalho artístico da Sala de Estar passa por esse lugar, e a rede que apóia a banda, que tornou o EP possível, também é uma força de soma, fortalece esses dois processos”, analisa Cau Russo.

O especial da UEL FM teve edição de Ricardo Lima e colaboração de Patricia Zanin. Quatro das cinco faixas do EP são composições de Cauana,  que conta a história de cada uma das canções (Meu Samba, O que tiver que ser, Pitanga e Deixa o Sol entrar). A outra canção, Raios e Trovões, é de autoria do baixista Zé Vilela, que apresenta o tema na rádio. As músicas nos levam a um passeio por afetos variados.