Clínica odontológica adota protocolos para retorno dos estudantes à UEL

Alegria imensa de estar de volta, emoção e também muito cuidado pra não correr o risco de se contaminar e acabar com o sonho do retorno. Relatos das estudantes de medicina veterinária da UEL, Gabriela Machado, Débora Cunha e Keissi Caroline, que voltaram às práticas presenciais nesta semana. Elas estão no último ano do curso e iniciaram estágio curricular no Hospital Veterinário segunda-feira. O estágio no HV está reduzido – uma das medidas adotadas pelo curso para prevenção do novo coronavírus. No início do mês, houve um surto de Covid-19 entre os residentes – que afetou também alguns professores e funcionários –, e resultou em 25 afastamentos. Vice-chefe do Departamento de Clínicas Veterinárias, Lucas Alécio Gomes diz que todos estão bem e já retornaram às atividades. Ele comenta sobre estágio presencial.

Ouça também o diretor da Clínica Odontológica Universitária (COU), Helion Lino, sobre os protocolos adotados para garantir a segurança de profissionais, alunos e pacientes. E a retomada, a partir de 2021, das demandas represadas. Estudantes do 5º ano de Odontologia voltaram às práticas presenciais para tratamento eletivo da comunidade ano passado, assim como alunos das outras séries. Mas as turmas estão divididas em grupos menores. O curso tem 70% de atividades práticas em sua carga horária. O pronto socorro da COU atende das 7 às 19 horas, no campus universitário. Confira o boletim, com foto da Agência Estadual de Notícias do Paraná.