DCE faz abaixo-assinado sobre retorno presencial às aulas na UEL

Retorno presencial e passaporte vacinal na UEL é o tema de um abaixo-assinado criado por grupo de estudantes da universidade. O Diretório Central dos Estudantes, o DCE, também está com um formulário em seu perfil no Instagram sobre o que os alunos pensam sobre a volta das aulas presenciais. Publicação recente do Diretório critica falta de ação do município para restringir circulação de pessoas e evitar aglomerações em ambientes públicos e privados de lazer. E também diz que a administração da universidade não tem cobrado medidas da prefeitura. O Diretório defende que o município crie condições para o mínimo de segurança sanitária na volta presencial. Incluindo restrição no funcionamento de bares, restaurantes e eventos, além de transporte público sem lotação. Também cobra a exigência do passaporte vacinal na UEL, medida já adotada por sete das 11 universidades estaduais.

A obrigatoriedade da adoção do passaporte não é consenso entre integrantes do Conselho de Administração da UEL nem do subgrupo de vigilância sanitária e de acompanhamento da Covid-19 da universidade. Ouça o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Airton José Petris sobre esse tema. Ele defende o mapeamento vacinal que a comunidade universitária deve preencher no site da instituição. Os dados revelam que mais de 98% de professores, alunos e servidores estão com o esquema vacinal em dia. E o médico Cézar Eumann Mesas, do HU, comenta procedimento inédito realizado semana passada em paciente com hipertensão arterial refratária (tipo de pressão alta cujo organismo não responde mais a outras formas de tratamento). Cateterismo chamado denervação renal foi feito em mulher de 56 anos.

Na foto da assessoria de comunicação do HU, a equipe que comandou o procedimento: o médico eletrofisiologista Cézar Eumann Mesas, o cardiologista Valério Fuks, e o cardiologista e eletrofisiologista em formação Vinícius Baruzzo Beleze.