Estudo calcula renovações de ar necessárias para a segurança em salas de aula na UEL

1

Depois de quase dois anos sem aulas presenciais, grande parte dos professores e estudantes da UEL está retornando às salas de aula. Ontem foi o primeiro dia de uma turma da Engenharia Civil e também de alunos de outros 14 cursos. Camila Atem é arquiteta formada pela UEL e professora do Departamento de Construção Civil. Ela pesquisa ventilação natural, iluminação, acústica e eficiência energética. Estudo realizado por ela e um grupo de estudantes calculou a quantidade de ar que entra pelas janelas nas salas do campus e a taxa ideal de renovações por hora. O resultado são 6 renovações/hora, mas o índice no campus varia de 3 a 4, dependendo também da localização da sala de aula. Ela orienta que todas as janelas devem estar abertas nas duas faces para garantir a ventilação cruzada. 


Camila Atem também realizou projeto junto à Secretaria de Educação da Prefeitura de Londrina preparando o retorno presencial nas escolas municipais ano passado e prestou assessoria na Clínica Odontológica Universitária (COU), calculando as renovações de ar necessárias para atendimento presencial seguro. Soubemos dessa assessoria numa entrevista com o diretor da COU, Hélion Lino, e convidamos a Camila para orientar sobre o retorno das entrevistas ao vivo no estúdio da UEL. Veio hoje conhecer a rádio e vai propor alternativas, já que não temos janelas para garantir a renovação de ar.


Saiba também que as inscrições para estudante especial de mestrado e doutorado na UEL começam amanhã e vão até sexta, exclusivamente pela Internet, na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).  

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn