Hemepar reduz tempo mínimo para doação de sangue a curados de Covid-19

1

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reduziu de 30 para 10 dias o tempo mínimo para doação de sangue a curados de Covid-19, conforme recomendação técnica do Ministério da Saúde. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença (ou seja, após o fim do último sintoma). Mesmo os pacientes assintomáticos devem aguardar os 10 dias para fazer a doação. Ouça a entrevista do diretor técnico do Hemocentro Regional de Londrina, Fausto Trigo. “Conseguimos aprender o comportamento do vírus. A diminuição do prazo é segura para os doadores”, garantiu ele, que também é professor do Departamento de Hematologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Tem ainda um depoimento do jornalista e ouvidor-geral da Prefeitura de Londrina, Alexandre Sanches, que é doador de sangue regular no Hemocentro do HU há sete anos. Ele também é doador de plaquetas, modalidade que Fausto Trigo esclarece como funciona.

Foto: Vivian Honorato

Saiba também que a Câmara de Graduação da UEL decidiu indicar a presencialidade como regra e o ensino remoto emergencial como excepcional a partir da próxima segunda-feira, dia 14. A decisão foi tomada ontem. Na prática, os cursos de graduação devem manter o planejamento feito a partir dos Planos Especiais de Matriz Curricular, que estabelece as atividades acadêmicas para este segundo semestre letivo de 2021, com retorno escalonado desde 24 de janeiro. A partir de março está prevista a volta de todos os cerca de 13 mil estudantes de graduação.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn