Medidas de segurança são reforçadas no pronto socorro odontológico da UEL

Um dos serviços à comunidade do curso de odontologia da UEL é o pronto socorro odontológico, que não interrompeu as atividades durante a pandemia. O atendimento é principalmente para alívio da dor. Em média são 60 atendimentos por dia, com procura espontânea. As medidas de segurança foram reforçadas, principalmente com o uso dos equipamentos de proteção individual. Os protocolos para controle de infecção já são bem rígidos e o instrumental passa por um centro de esterilização, como explica o coordenador do curso, Ademar Takahama Junior (foto). Ele também integra o corpo clínico do pronto socorro e coordena o Laboratório de Estomatologia. A especialidade investiga e trata doenças da boca não necessariamente relacionadas com os dentes. Uma delas é o câncer bucal. Nos próximos dias vamos saber mais sobre o ambulatório e como acessar esse serviço. Hoje Takahama explica sobre o PS Odontológico e o currículo do curso, que tem 70% de sua carga horária de atividades práticas.

Ademar Takahama Junior

Ouça também duas estudantes de Odonto: Camila Nakamura e Stephanie Hisami (foto). Tem ainda entrevista com o calouro do curso de Design Gráfico, Alex Akira Shimada, 19 anos, que contou da recepção presencial segunda-feira. A orientação dos professores é para que cada aluno seja responsável por limpar a própria mesa. Ele é de Mirandópolis, interior de SP. “Nós, que fizemos o primeiro semestre todo de forma remota, agora podemos ter uma conexão humana”. E a primeira informação do boletim é sobre procedimento inédito no Sul do Brasil para o SUS feito ontem no HU: denervação renal em uma mulher de 56 anos. Intervenção por meio de um cateterismo para pacientes com hipertensão arterial que não respondem mais a outras formas de tratamento.

Ouça: