Pesquisador da UEL é premiado pela revista Nature

No UEL FM Notícia desta terça, entrevista com o professor Waldiceu Aparecido Verri Junior, do Departamento de Ciências Patológicas do Centro de Ciências Biológicas (CCB), sobre o prêmio da revista científica britânica Nature. Ele foi contemplado com o Nature Research Award for Mentory in Science, que valoriza o trabalho de cientistas de todo mundo pela excelência na mentoria científica. Um reconhecimento sobre os pesquisadores que contribuem, de maneira significativa, para a carreira de estudantes e profissionais no incentivo à pesquisa. A indicação é feita exclusivamente por ex-alunos. Nem o docente nem a instituição se inscrevem para o prêmio. “Tem profissionais excelentes que atuam em conjunto para a formação dos alunos. Não é algo somente de um nome, de um professor. Na realidade estou representando aqui todos os meus colegas que trabalharam na formação dos alunos nos programas. Também os técnicos e funcionários que dão suporte nos laboratórios e na parte administrativa para lapidar a pessoa que entra num curso de graduação. Aqui ela adquire novas habilidades, se torna profissional. Algumas fazem mestrado e doutorado e adquirem outras habilidades. Então é um conjunto de atuação da instituição para formar pessoas que, espera-se, vão fazer um mundo cada vez melhor”, diz Waldiceu (foto da Agência UEL). Ele atua na UEL desde 2008 e já orientou 27 alunos de Mestrado, 18 de Doutorado e outros 14 de Pós-doutorado. O pesquisador investiga mecanismos fisiopatológicos de doenças para o desenvolvimento de novos medicamentos. Suas pesquisas se relacionam à dor e aos processos inflamatórios, bem como neuropatias. Ele coordena o Laboratório de Dor, Inflamação, Neuropatia e Câncer (LADINC), no CCB.

Foto: Agência UEL

Ouça também Geuciane Guerim Fernandes, professora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e pedagoga da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, sobre o minicurso Estratégias de Leitura e Formação de Atitudes Leitoras na Infância, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação do CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes). E o retorno presencial de mais de 1.440 estudantes dos cursos de Psicologia, Biotecnologia, Medicina Veterinária, Química e Zootecnia, dando sequência ao retorno escalonado estabelecido pelos Colegiados de Cursos.