1

O passeio começa com a Mostar Sevdah Reunion, grupo da Bósnia Herzegovina com uma única e grandiosa missão: decodificar e representar o sevdah ou sevdalinka, o gênero musical tradicional do país com mais de 400 anos de história. Ouvimos juntos algumas faixas do disco “Bosa Mara” (Snail Records) que marca os 25 anos do lançamento do primeiro álbum da banda.

Depois, vamos para a Córsega para ouvir L’alba, um dos grupos mais inovadores da ilha, com sons onde aplicam polifonia, música de cabaré e tradicionais, canções de ninar e obras exploratórias. Com “Grilli” (Buda Musique), uma linguagem e escolha de palavras, com suas nuances, metáforas e alegorias, que oferecem vários níveis de leitura e interpretação, dando a todos a chance de participar do projeto.

Cinquenta anos depois da independência de Cabo Verde e das outras ex-colônias portuguesas, Mário Lúcio lança um álbum que celebra esse grande momento de mudança na África lusófona. “Independance” (Maremusica) inclui composições novas sobre toadas dançantes da época em que Cabo Verde se tornou independente, revisitadas numa sonoridade mais atual.

Nossa viagem termina no Mali, com o Trio Da Kali que acaba de lançar o “Bagola” (One World Records), o primeiro disco solo do premiado grupo, com musicas inéditas acompanhadas pelas sonoridades do balafon de Lassana Diabaté e o ngoniba, de Madou Kouyaté, perfeitos para a voz espetacular de Hawa Kasse Mady Diabaté. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Mostar Sevdah Reunion – “Zatvorena Kapija” (Bósnia Herzegovina)
  2. Mostar Sevdah Reunion – “U Trebinju Gradu”
  3. Mostar Sevdah Reunion – “Bosa Mara Bosnu Pregazila”
  4. Grilli – “Torna una volta” (Córsega)
  5. Grilli – “Di carne è d’osse”
  6. Grilli – “Ombrilume”
  7. Mario Lucio – “Ami Xintadu” feat. Manu Dibango (Cabo Verde/Camarões)
  8. Mario Lucio – “Codé” (Cabo Verde)
  9. Mario Lucio – “Mati Mati”
  10. Trio da Kali – “Orpaillage” (Mali)
  11. Trio da Kali – “Wara”
  12. Trio da Kali – “Dadunkan”
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn