Começamos com Luiza e algumas faixas do seu EP de estreia, o “Fantastik” (Chapter Two Records/Wagram Music). Ela é cantora e compositora de Rennes, na França, filha de mãe brasileira e pai francês, crescida numa família onde a música e a criatividade sempre fizeram parte do cotidiano.
Depois, vamos encontrar Aïta Mon Amour, duo formado pela primeira rapper do Marrocos, Widad Mjama e Khalil Epi, músico, compositor e produtor da Tunísia com o disco “Abda” (Shouka), um trabalho ambicioso e meio que tenta redefinir a música tradicional marroquina. Na esteira dos lançamentos, ainda encontramos Alsarah & The Nubatones, com o “Seasons of the Road”. O grupo nasceu do interesse da cantora de origem sudanesa Alsarah e do percussionista palestino Rami El Aasser pela riqueza dos sons pentatônicos e as experiências migratórias compartilhadas.
O passeio termina com o cantor e compositor argentino Mati Zundel, o Lagartijeando que no seu novo disco, o “7 Caminos” (Wonderwheel Recordings) continua fazendo uma música folktronica, combinando com maestria a cumbia, a música tradicional andina, os ritmos globais e a dance music moderna, criando assim uma rica tapeçaria sonora que convida os ouvintes a explorar não apenas as paisagens externas da América Latina.
- Luiza – “Demain, Demain” (França)
- Luiza – “Wadidadu”
- Luiza – “Oxalá”
- Aïta Mon Amour – “l´Hdawiyet” (Marrocos/Tunísia)
- Aïta Mon Amour – “Sidi H’med”
- Aïta Mon Amour – “Chalini”
- Alsarah & The Nubatones – “Fael Fi Aldawam” (Sudão/Egito)
- Alsarah & The Nubatones – “Habibi”
- Alsarah & The Nubatones – “Soundani”
- Lagartijeando – “Cholula” feat. Markiño y Mariri (Argentina/México)
- Lagartijeando – “Guinea Congo”
- Lagartijeando – “Santa María” feat. Khalil Mounji & Nabila Dali (Argentina/Marrocos/Argélia)