Começamos com a Rastak, banda iraniana formada em 1997 com o objetivo de coletar, gravar e interpretar a música tradicional do Irã para um público global. Ouvimos algumas faixas do novo disco do grupo, “Tales of Earth and Sun” onde continuam misturando instrumentos e formas tradicionais com ritmos contemporâneos.
Seguimos viagem até encontrar o turco Mehmet Polat, mestre virtuoso no ud, o alaúde do Oriente Médio. Em “Roots in Motion” (AudioMaze) temos um quarteto para explora a identidade, a cultura e a sua própria evolução artística, misturando influências tradicionais com jazz contemporâneo e música do mundo.
Na Grécia, encontramos Thanos Stavridis com a banda Drom para o disco “fygame” que em grego, significa ‘vamos!’. O álbum traz uma seleção de músicas obrigatoriamente dançadas em toda a Macedônia, especialmente no lado grego.
Voltamos para o Irã com Shahab Tolouie e o seu novo trabalho, batizado de “Oxymoron” , uma elegia às contradições da vida, expressas por sua voz e violão e mais uma mistura de mundos musicais, com os ritmos intrincados e as harmonias simples de seus trabalhos anteriores. Confira a lista das músicas do programa:
- Rastak – “Azadi” (Irã)
- Rastak – “Dora Dora”
- Rastak – “Zim Zim”
- Mehmet Polat – “Urfa Blues” (Turquia)
- Mehmet Polat – “Saludos al Mundo”
- Mehmet Polat – “Curious”
- Thanos Stavridis & Drom – “Sofka” (Grécia)
- Thanos Stavridis & Drom – “Sborsko”
- Thanos Stavridis & Drom – “Trite Pati”
- Shahab Tolouie Trio – “Darband e darband” (Irã)
- Shahab Tolouie Trio – “Pasokh”
- Shahab Tolouie Trio – “Oxymoron”