1

Começamos com o italiano Stefano Saletti e que em “Mediterranima” (Materiali Sonori) reafirma sua crença de que a arte, a música e a literatura são o único antídoto verdadeiro para a violência e o ódio, oferecendo uma esperança de paz em um território ferido Todas as músicas do disco são em sabir, antiga língua franca falada nos portos por marinheiros, pescadores, piratas e comerciantes.

Depois, encontramos Selçuk Suna, com o estupendo “The Space Between” (Lulaworld Records), onde ele constrói uma ponte imaginária e sonora entre a Turquia, lugar onde nasceu e o Canadá, onde mora. O álbum funde influências tradicionais turcas com elementos de jazz, música clássica e música global contemporânea.

A Farfar, banda de jazz mediterrâneo da Bélgica nos apresenta “Orbit” (Rotkat Records), disco feito a partir de um universo musical onde tudo é suave, vindo no balanço das ondas, como uma exuberante festa que nos os levam a se aventurarem por um caminho novo e intrigante, sem perder a essência e a singularidade do próprio som inspirado pelas águas quentes e pela cultura multiétnica do Mediterrâneo.

Nossa viagem termina com Benedicte Maurseth e Constantinople mais algumas faixas do disco “Nordic Lights in Persian Sky” (Glossa) que nasceu da profunda vontade do conjunto de explorar os sons e os gestos musicais nórdica e da relação e interação dela com a linguagem musical persa de Kiya Tabassian, o diretor artístico do ensamble. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Stefano Saletti – “Mujalasa” feat. Fabia Salvucci (Itália)
  2. Stefano Saletti – “Mediterranima” feat. Eleonora Bordonaro
  3. Stefano Saletti – “Saltarello de lu core” feat. Lucilla Galeazzi
  4. Selçuk Suna – “The Space Between” (Turquia/Canadá)
  5. Selçuk Suna – “Conversations” feat. Izkender Paydas (Turquia/Canadá)
  6. Selçuk Suna – “Vapur”
  7. FarFar – “Spiritu” (Bélgica)
  8. FarFar – “Dopo”
  9. FarFar – “1912”
  10. Constantinople & Benedicte Maurseth – “And the Glacier Answers Quietly” (Canadá/Noruega/Irã)
  11. Constantinople & Benedicte Maurseth – “Vetla jento mi”
  12. Constantinople & Benedicte Maurseth – “Summer Solstice”
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn