Nossa viagem começa no show da estoniana Mari Kalkun e algumas faixas do disco gravado ao vivo da cantora. “Stoonia Lood Live / Stories of Stonia Live” (Real World Records) que funciona como documentos das viagens e representa momentos de encontro com o público.
Depois, vamos para a Escócia, com Brìghde Chaimbeul algumas músicas do “Sunwise” ( tak:til), um álbum revelador, impregnado de paisagens, rituais, minimalismo e a aceitação do inverno; o aproximar da escuridão, o frio, a atração para se voltar para dentro através das sonoridades do seu instrumento, a gaita escocesa.
Nossa viagem nos leva para a Bósnia e Herzegovina, com Igor Božanić e seu novo disco “Žega” (POP Depression) com o qual nos apresenta um sevdah-noir que busca definir esse estilo como um lugar imaginário onde a canção tradicional bósnia sevdalinka, melodias da cidade natal do cantor e novas harmonias se encontram.
Terminamos o passeio na Espanha, com Luis Gimenez Amoros, artista valenciano que combina a música do Levante espanhol e sua circulação histórica e cultural com certas regiões da Ásia, África, Europa e América Latina. Em “Fiesta popular-experimental de Moros y Cristianos” (KRB) evoca convergências musicais de diferentes partes do mundo para as marchas mouriscas da tradição musical desses povos. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Mari Kalkun – “Kui Kivid Olid Veel Pehmed” – live (Estônia)
- Mari Kalkun – “Lend Põhjataeva All” – live
- Mari Kalkun – “Tõistmuudu” – live feat. Estonian National Male Choir
- Brìghde Chaimbeul – “Bog an Lochan” (Escócia)
- Brìghde Chaimbeul – “She Went Astray “
- Brìghde Chaimbeul – “Sguabag/The Sweeper”
- Brìghde Chaimbeul – “Duan”
- Igor Božanić – “Izdangubih ruže trgajući” (Bósnia e Herzegovina)
- Igor Božanić – “Moj Behare”
- Igor Božanić – “Snijeg pade na behar, na voće”
- Luis Gimenez Amoros . Blakan 8 (Espanha)
- Luis Gimenez Amoros – “Blakan 3”
- Luis Gimenez Amoros – “Blakan 1”