1

Começamos no Acre com o Kayatibu, um coletivo de jovens indígenas que fortalece a cultura de seu povo, os Huni Kuin através da música e não só. Eles são de um dos municípios mais isolados do estado, Jordão, no coração da Floresta Amazônica e perto da fronteira com o Peru. Ouvimos juntos algumas faixas do novo álbum do grupo, o “Ni Hui – Voz da Floresta” (Da Lata Music), uma música baseada nas antigas tradições da cultura Huni Kuin, combinadas com influências mais recentes adquiridas através do contato com povos e culturas não indígenas.

Depois, vamos encontrar o mineiro MOMO. hoje residente em Londres. Dançamos junto com a filha pequena do artistas as músicas do disco “Gira” (Batov Records), o sétimo trabalho do cantor, compositor e multi-instrumentista que faz parte de uma geração recente de artistas influenciados pelos clássicos brasileiros dos anos 70.

Chegamos no Rio de Janeiro para descobrirmos juntos Thiago Amud e o seu disco “Enseada Perdida” (Rocinante), um trabalho rico de sonoridades, equilibrando vozes e estilos diversos com uma abordagem mais íntima e lírica em comparação com seus trabalhos anteriores, mais épicos.

O programa termina apoteótico com Sergio Krakowski e algumas faixas do seu novo álbum, o ”Boca do Tempo” (Rocinante), onde percussionista, compositor e pesquisador, conhecido por transformar o pandeiro em uma ferramenta de alta voltagem para improvisação, diálogo eletrônico e narrativa rítmica, faz experimentos com a voz – falada, cantada, soprada a transformando em um meio de expressão tão poderoso quanto o seu pandeiro. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Kayatibu – “Kuxipa Kayaway” (Acre)
  2. Kayatibu – “Nai Basa Masheri”
  3. Kayatibu – “Tere Ana Paima-Ninawa”
  4. MOMO. – “Pára” (Minas Gerais/Londres)
  5. MOMO. – “Rio”
  6. MOMO. – “Gira”
  7. Thiago Amud – “Oração à Cobra Grande” (Rio de Janeiro)
  8. Thiago Amud – “Orgia”
  9. Thiago Amud – “Cantiga de Ninar o Mar” feat. Caetano Veloso (Rio de Janeiro/Bahia)
  10. Sergio Krakowski – “Elebara” (Rio de Janeiro)
  11. Sergio Krakowski – “Nunca ninguém não quer”
  12. Sergio Krakowski – “Avalanche”
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn