Nossa viagem começa com as sonoridades mediterrânicas da Zafáran que no álbum de estreia homônimo celebra as tradições mediterrânicas e uma visão da música sem fronteiras. É um conjunto internacional, formado em 2020 por músicos vindos da Itália, Suécia e Estados Unidos que nos convidam para uma viagem arrebatadora através do tempo e das culturas, celebrando a humanidade comum encontrada nas tradições musicais mediterrâneas.
Celebramos o encontro entre o virtuoso rababista afegão-americano Qais Essar com o trompetista e cantor sikh-americano Sonny Singh para o álbum “Sangat”. Juntos, os dois músicos se inspiram em textos centenários, muitas vezes das tradições sufi e sikh, para criar músicas que abraçam a unidade em um momento de grande divisão no mundo, elimina as fronteiras musicais, políticas e religiosas.
Nosso passeio nos leva para a Eslovênia onde ouvimos algumas faixas do novo disco do trio de avant-folk Širom. Em “In the Wind of Night, Hard-Fallen Incantations Whisper” (tak:til) eles conseguem criar paisagens sonoras maximalistas e vanguardistas a partir de instrumentos acústicos antigos nos envolvendo em um folk melódico rústico com texturas internacionais, estruturas musicais não lineares e dissonância.
Chegamos na Mauritânia para encontrar Noura Mint Seymali e músicas do seu novo disco, o “Yenbett” (Glitterbeat Records) que traz toda a potencia da cantora e compositora, com uma mistura hipnótica e ferozmente evocativa da antiga tradição musical do noroeste africano e do rock futurista sahariano. Confira a lista completa das músicas do programa:
- Zafáran – “Sciure D’Arance” (Itália/Suécia/EUA)
- Zafáran – “Naci En Alamo”
- Zafáran – “Ausencia”
- Qais Essar & Sonny Singh – “Vich Sangat” (Afeganistão/EUA)
- Qais Essar & Sonny Singh – “Lal Meri Pat”
- Qais Essar & Sonny Singh – “Pavan Guru”
- Širom – “For You, This Eve, the Wolves Will Be Enchantingly Forsaken (Eslovênia)
- Širom – “No One’s Footsteps Deep in the Beat of a Butterfly’s Wings”
- Širom – “Hope in an All-Sufficient Space of Calm”
- Noura Mint Seymali – “Lehjibb” (Macedônia)
- Noura Mint Seymali – “Guéreh”
- Noura Mint Seymali – “Ch’tib (Naha)”