1

Começamos nossa viagem no Chile, com duas músicas de Víctor Jara, um dos maiores nomes da canção de protesto na América Latina. Depois, vamos para a Argentina, com Mercedes Sosa, conhecida também como “a voz dos sem voz”. Em Porto Rico, ouvimos a América Latina de hoje na voz e versos do rapper Residente e depois, vamos para o Irã, com as rimas da Zebdazi, marcando nessa edição do programa as ondas de protestos por conta da morte da curda iraniana Mahsa Amini, detida pela polícia da moralidade de Teerã.

Na versão online do programa (que você escuta no site da UEL FM e na plataforma MixCloud) passamos na Nigéria, com Seun Kuti, herdeiro também politicamente de Fela Kuti. Na Serra Leoa, ouvimos a banda formada por refugiados Sierra Leone’s Refugee All Stars e depois, seguimos para a África do Sul, com o artivismo de Miriam Makeba. Ainda na África, passamos na Mali para ouvir do casal Amadou e Mariam sobre política e desembarcamos em Portugal, com a crítica social de Fausto.

O italiano Brunori Sas também faz uma crítica aos filhos da burguesia e nos leva para o destino final da nossa viagem, os Estados Unidos, com a Resistence Revival Chorus (na foto), um coletivo de 60 mulheres não-binàrias que através da música buscam encontrar alegria e respiro na resistência. Confira a lista completa das músicas do programa.

  1. Víctor Jara – “Caminando, Caminando” (Chile)
  2. Víctor Jara – “Canto Libre” (Chile)
  3. Mercedes Sosa – “Todo Cambia” (Argentina)
  4. Residente feat. Ibeyi – “This is Not America” (Porto Rico/Cuba)
  5. Zedbazi – “Kooche” (Irã)
  6. Seun Kuti- “Think Africa” (Nigéria)
  7. Sierra Leone’s Refugee All Stars – “Living like A Refugee” (Serra Leoa)
  8. Miriam Makeba – “Lumumba” (África do Sul)
  9. Amadou & Mariam – “Ce N’est Pas Bon” (Mali)
  10. Fausto – “Uns Vão Bem e Outros Mal” (Portugal)
  11. Brunori Sas – “Figli della Borghesia” (Itália)
  12. Resistance Revival Chorus feat. Abena Koomson Davis – “Joy In Resistance” (Estados Unidos)
  13. Resistance Revival Chorus feat. Rhiannon Giddens – “All You Fascists Bound To Lose” (EUA)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn