1

Um programa muito especial, resultado de uma entrevista com o KL Jay, o Kleber Simões, membro do Racionais MC’s, o grupo de rap mais importante do Brasil. Ele conversou com a gente em agosto, quando esteve em Londrina para participar da Festa Cilada. No papo, falamos sobre a universalidade do rap, a sua linguagem e força. Também conversamos sobre a missão dos rappers em todos os lugares do mundo, aquele de ser um sociólogo do gueto, capazes de contar a própria realidade através das rimas e beats. Além da participação do KL Jay, o programa ainda conta com a sugestão de alguns membros da Transglobal World Music Chart com quem conversei para pegar nomes de artistas com um trabalho interessante dentro da cenas locais do hip hop e você vai se surpreender com a força desses jovens artistas.

Nessa viagem, começamos no Peru com Liberato Kani que canta em quéchua, a língua dos povos originários dos Antes, indicação de Liana Cisneros, produtora e apresentadora do programa “Al son de las montañas”. Depois, vamos para a China continental com a rapper VaVa, dica do jornalista japonês Masakazu Kitanaka, também professor de história da música popular no Tokyo College of Music. Na França, ouvimos OrelSan, (merci, François Bensignor!) e depois, uma do disco Cores e Valores do Racionais MC’s comentado por KL Jay durante a entrevista.

Vamos para a Polônia para encontrar Ula Nowak, também jornalista, produtora e apresentadora do programa “Świato-czułość” que nos mostra o rapper Asthma. Passamos na África, com Sampa The Great (guarde bem esse nome), rapper do Zâmbia com um talento incrível. Na Turquia, ouvimos duas faixas com Ceza, indicação preciosa de Zekeriya S. Şen, de Istambul e no Brasil Sonoro, encontramos Rapadura que une o rap aos tesouros da cultura popular nordestina. Ainda dà tempo de passar na Armênia, com o rapper e violoncelista Artyom Manukyan, uma sugestão de Armen Manukyan e chegar na Espanha, com dois artistas que cantam nos próprios dialetos: Katta Lana, cantando em catalão e indicada por Jordi Garcia e a F.R.A.C. – Fundación de Raperos Atípicos de Cadiz, duo de rappers de Andaluzia que cantamdo no dialeto andaluz, uma indicação de Alejandro Lopez, também da TWMC.
Confira a lista completa das músicas do programa:

Liberato Kani – “Kaykunapi” (Peru)
VaVa feat. Ty and Nina Wang – “My New Swag” (China Continental)
Orelsan – “L’odeur de l’essence” (França)
Racionais MC’s – “Preto Zica” (Brasil)
Asthma – “Duchowa Rewolucja” (Polônia)
Sampa The Great – “Final Form” (Zâmbia)
Ceza- “Türk Marşı” (Turquia)
Ceza – “Holocaust” (Turquia)
RAPadura – “Fita Embolada do Engenho” (Brasil)
Tyom feat. Gugs – “3 Masum” (Armênia)
Katta Lana – “20” (Espanha)
F.R.A.C. (Fundación de Raperos Atípicos de Cádiz) – “Unión, Progreso y Dancehall” (Espanha)

Fotos: Gustavo Pires

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn