1

Nossa viagem começa na França com a Parranda La Cruz, banda de Lyon que lança o seu primeiro álbum com faixas que unem os Oceanos Atlântico e Índico, a Venezuela e a Ilhas Reunião. O Parranda La Cruz é um quarteto, formado por uma venezuelana, uma francesa e dois percussionistas da Ilhas Reunião que tocam juntos desde 2018. Depois, vamos para a Espanha, com a Contrabandeando, grupo de música latino-americana espanhola, obcecada pelos ritmos da cumbia, salsa, landó, o huayno andino e até reggae e boogaloo. São nove músicos, de diferentes gerações, estilos e origens, misturando registros típicos do folclore latino-americano com sons atuais.

Chegamos em Cuba com o Grupo Compay Segundo, herdeiros oficiais do legado do grande, cantor, compositor e instrumentista Compay Segundo, morto em 2003. Na Itália, encontramos o projeto lindo da violonista Roberta Roman, o “La Petite Naples, opération Sultan” que investiga a influência da música napolitana no mundo. O disco não tem uma abordagem apenas musical, é uma obra com um caráter social e ideológico também, um tratado de luta contra todas as formas de discriminação e defesa do mais estrito respeito aos direitos humanos. No Canadá, ouvimos duas faixas do disco que comemora os dez anos da Lengaïa Salsa Brava e depois, ficamos com Quantic, DJ e produtor inglês com Nidia Góngora, da Colômbia. Em Londres, um momento nostalgia com a Ska Cubano e descobrimos juntos a música de Maraboto, um mexicano imigrado na Dinamarca.

Essa edição termina no Equador, com Polibio Mayorga (na foto), um grande representante da a cumbia andina e o responsável pelo sucesso do estilo que se inspira nos sons intergalácticos imaginários dos sintetizadores, um dos músicos mais influentes do seu país e que ganha uma coletânea que percorre duas décadas de intensa produção. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Parranda La Cruz – “Parranda La Cruz” (França/Venezuela/Ilhas Reunião)
  2. Parranda La Cruz- “In Zourné” (França/Venezuela/Ilhas Reunião)
  3. Contrabandeando – “Levantense” (Espanha)
  4. Grupo Compay Secondo feat. Isaac Delgado – “Son para ti” feat- Isaac Delgado (Cuba)
  5. Roberta Roman – “Ojos Negros” (Itália)
  6. Lengaïa Salsa Brava – “La casa de Pepe” (Canadá)
  7. Lengaïa Salsa Brava – “Sigamos Pecando” (Canadá)
  8. Quantic feat. Nidia Góngora – “Se Lo Ví” (UK/ Colômbia)
  9. Ska Cubano – “Piel Canela” (Inglaterra)
  10. Maraboto – “Madrugada” (México/Dinamarca)
  11. Polibio Mayorga – “America India” (Equador)
  12. Polibio Mayorga – “Altas Horas” (Equador)
  13. Polibio Mayorga – “Muñequita Blanca” (Equador)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn