1

Neste programa, uma viagem pelas sonoridades do blues. Um Mundo Sonoro temático e muito especial! A viagem começa na Espanha com Big Mama junto com Victor Uris. Depois, vamos para o Mali já que é impossível falar do blues , gênero musical que nasceu nos Estados Unidos no século XIX, sem considerar o blues do deserto que ouvimos com Kalaban Coura, projeto musical do guitarrista belga Quentin Dujardin junto com o guitarrista de Bamako, Kalil Sidy Haïdara; depois ouvimos a banda Mali Latino e Tamikrest (na foto), formada por artistas de origem taureg com um som enraizado no Ishuma Rock e no Tuareg Blues, sem deixar de lado diversas influências internacionais e das culturas vizinhas, tornando a poesia e a cultura Tamasheq acessíveis a ouvintes de um mundo ainda maior do que a imensidão do deserto do Saara.

Ao som das notas do blues, chegamos na Itália, com a interpretação da grandiosa Mina para uma música de Alex Britti. Na Austrália, reencontramos o grande C.W.Stonreking e no Japão, todo o cult da banda de dois discos apenas, a Speed, Glue & Shinki. Nossa viagem não poderia terminar fora dos Estados Unidos, o grande criadouro de artistas do blues e fazemos isso com o vozeirão da cantora Shemekia Copeland, de Nova Iorque.

O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programação da RCFM Radio Crónica Folk Musical. Apoio Cultural: Visualitá Gestão de Design Estratégico. Produção e apresentação: Janaína Ávila. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Big Mama e Victor Uris – “No Way Out” (Espanha)
  2. Big Mama e Victor Uris – “El Blues de la Resaca” (Espanha)
  3. Kalaban Coura – Mali (Bélgica/Mali)
  4. Mali Latino – “Ni Koh Bedy” (Mali)
  5. Tamikrest – “Tisnant an Chatma” (Mali)
  6. Tamikrest feat. Hindi Zahra – Timtarin (Mali/Marrocos)
  7. Mina – “Oggi Sono Io” (Itália)
  8. C.W. Stoneking – “Mama got the blues” (Austrália)
  9. Speed, Glue & Shinki – “Mr.Walking Drugstore Man” (Japão)
  10. Shemekia Copeland – “Married to the Blues” (Estados Unidos)
  11. Shemekia Copeland – “Ghetto Child” (Estados Unidos)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn