1

A inspiração para esse programa veio de um colega da Transglobal World Music Chart, rede de críticos de música do mundo da qual eu faço parte. Na Semana da Memória, Willi Klopottek, produtor e apresentador do programa MONDOPHON, em Luxemburgo fez um post com discos recentes que falam sobre o Holocausto. Mais do que uma viagem, esse Mundo Sonoro é um elogio à memória de um dos genocídios que marcaram a história da humanidade, aquele que exterminou cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Ações violentas e brutais de repressão continuam acontecendo e essa edição é também um alerta.

Começamos com a canadense de origem tcheca Lenka Lichtenberg que no disco “Thieves of Dreams”, musicou algumas poesias escritas pela a sua avó, Anna Hana Friesová enquanto ela estava presa no campo de concentração de Terezín, entre 1942 e 1945. Lenka achou cadernetas com os poemas escritos à mão pela avó, guardados durante todo esse tempo pela mãe dela, que também foi prisioneira no mesmo campo. Depois, ouvimos a Payadora Tango Ensemble (na foto), um grupo fundado em 2013 baixista argentino Alberto Munarriz, pela violinista americana Rebekah Wolkstein, pelo pianista canadense Tom King e pelo acordeonista sérvio Branko Džinović. No álbum “Silent Tears: The Last Yiddish Tango” usam o tango para poemas, testemunhos e escritos de mulheres da Polônia que foram vítimas de violência sexual, esterilização forçada e experimentos humanos durante o Holocausto. Depois, vamos para o Ghetto de Veneza, o primeiro da Europa, com três faixas do disco “Ghetto Songs” do norte americano Frank London. Quando a Itália fascista de Mussolini se uniu à Alemanha nazista, quase toda a população do Ghetto foi levada para o campo de Fossoli, a antecâmara de Auschwitz. Apenas oito judeus venezianos voltaram para casa após a guerra.

Com a austríaca Isabel Frey, descobrimos o disco Millenial Bundist, onde ela faz um resgate de músicas iídiche que fizeram a história da União Judaica Trabalhista da Lituânia, Polonia e Rússia, o Bund, que floresceu como partido socialista e força cultural no início do século XX. Nossa viagem termina com a Yiddish Glory e três faixas do disco do mesmo nome, resultado de um verdadeiro trabalho de reconstrução de canções iídiche soviéticas pungentes e historicamente importantes da Segunda Guerra Mundial, adormecidas desde 1947. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Lenka Lichtenberg – “I wanted to curse you, bitter land” (Canadá)
  2. Lenka Lichtenberg – “I have my own grief” (Canadá)
  3. Payadora Tango Ensemble featuring Aviva Chernick – “Silent Tears” (Argentina/EUA/Canadá/ Sérvia)
  4. Payadora Tango Ensemble featuring Olga Avigail Mieleszczuk – “Sabina’s Letter, Some of Us Must Survive” (Argentina/EUA/Canadá/ Sérvia)
  5. Payadora Tango Ensemble featuring Olga Avigail Mieleszczuk – “Tell Me Where Can I Go” Payadora Tango Ensemble featuring Olga Avigail Mieleszczuk (Argentina/EUA/Canadá/ Sérvia)
  6. Frank London feat. Karim Sulayman “La Barcheta” (EUA)
  7. Frank London feat Karim Sulayman & Sveta Kundish – “O dolcezz’amarissime” (EUA)
  8. Frank London feat Karim Sulayman – “Amore An” (EUA)
  9. Isabel Frey – “Daloy Politsey” (Áustria)
  10. Isabel Frey – “Arbetlose Marsch” (Áustria)
  11. Yiddish Glory – “Kazakhstan” (Russia)
  12. Yiddish Glory – “Mayn Pulemyot/My Machine Gun” (Rússia)
  13. Yiddish Glory – “Shpatsir in Vald/A Walk in the Forest” (Rússia)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn