1

Um programa “quase” inteiro dedicado à música da Sibéria, a vasta província russa que abrange a maior parte da Ásia Setentrional. As fronteiras da Sibéria são nocionais, geralmente presume-se que ela comece nos Montes Urais (que também dividem os continentes europeu e asiático) e termine no Oceano Ártico, em seus mares costeiros e no Extremo Oriente Russo. Vamos viajar pelo CD duplo “Folk and Great Tunes From Siberia and Far East” pela gravadora alemã CPL Music que reúne vários artistas das mais remotas repúblicas russas da Sibéria e do Extremo Oriente, com uma grande variedade de estilos. Quem abre o programa é a banda russa “Vedan Kolod”, da minha colega de Transglobal World Music Chart, Daryana Antipova. É dela também toda a seleção das músicas do álbum. Apenas as duas últimas do programa, com o multiinstrumentista francês Mathias Duplessy não fazem parte da coletânea. 

O disco é duplo, cada um deles tem mais de uma hora de música de muitos outros artistas que acabaram ficando de fora dessa edição do Mundo Sonoro. Daryana Antipova, que assina a coletânea, nos convida a olhar para o passado para entender a música siberiana. Na União Soviética, diz ela, o estado se via como o “educador” dos povos originários do país. Moscou forneceu diretrizes que se ajustaram à doutrina oficial do estado e esta política não tinha nada a ver com a tradição cultural dos povos indígenas. Nos últimos vinte anos, no entanto, cada vez mais projetos independentes na música popular emergiram das ruínas da “tradição soviética oficial”. Além disso,  o folclore tradicional está desaparecendo tão rapidamente no século 21 como nos tempos soviéticos, “graças” à onipresente globalização que está nivelando as diferenças culturais. 

Na foto, Olena Podluzhnaya, o talento por trás do projeto “Uutai”. Ela é da República de Yakoutia,  é uma pianista premiada e renomada além de virtuosa na harpa da mandíbula, o khomus, instrumento tradicional da Sibéria.  Sua música inclui sons da natureza como pássaros, cavalos que ela imita de forma surpreendente em uma espécie de transe sublime, apresentando um gênero único entre world music, cantos tradicionais, orações xamânicas e às vezes até música eletrônica. Confira a lista completa das músicas do programa:

 01. Vedan Kolod – “Near the spring”

02. Vedan Kolod – “Serbiyanochka”

03. Inga – “Yokhor”

04. Khartyga – “Ny Kargyraa”

05. Ulger – “Chylgychy Yry” 

06. Ulger – “Khalyn Churt” 

07. New Asia – “Village Dances”

08. Ayarkhaan – “Kyrgys Uietin tuhunan nomoh” 

09. Khara – “Ognennyi buben” 

10. Uutai – “Singing Sky”

11. Olga Lastochkina – “Zarya”

12. Mathias Duplessy – “Tcheren Deya” 

13. Mathias Duplessy – “Sombaraï”

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn