1

Nossa viagem musical começa bem longe de casa, na República Socialista Soviética Autônoma da Buriácia com a banda Shono que gosta de reviver, através da música, antigos rituais das vastas pastagens da Eurásia. Depois, vamos para a Bósnia com dois grandes artistas: o baterista Srdjan Ivanovic e a fadista Maja Milinković. Na Turquia, encontramos o cantor e compositor Zeyn’el com um disco que fala sobre a injustiça na Anatólia ao longo de vários séculos; são poemas de trovadores do século XIV até o século XVI além de composições próprias que refletem questões semelhantes acontecendo hoje, no século XXI.

Depois, passamos pelos Estados Unidos para ouvir a Whatitdo Archive Group, que recria musicalmente o Oriente Médio dos anos 60 e 70 e vamos para a África, com a
Al Bilali Soudan, banda de Timbuktu calcada na improvisação de instrumentos, ritmos e escalas tradicionais. Todos os membros do grupo vêm de uma conhecida família de griôs tuaregues que se apresentam há gerações. Ainda ouvimos juntos uma música do novo disco da Bantu, banda de nigerianos sediados na Alemanha; a grande estrela da música do Mali, Fatoumata Diawara.

Terminamos na pista de dança, com o produtor, dançarino e coreógrafo de Uganda Faizal Mostrixx (na foto) e a sua exuberante tapeçaria sonora. Ele é considerado um dos pilares da explosiva cena de música eletrônica de Kampala, com um manifesto afrofuturista que desafia o próprio gênero musical. Confira a lista completa das músicas do programa.

  1. Shono – “Buyan” (Buriácia)
  2. Shono – “Horse” (Buriácia)
  3. Srdjan Ivanovic – “Ici La Bas” (Bósnia)
  4. Maja Milinković – Sarajevo u duši mi spavaš (Bósnia)
  5. Zeyn’el – “Ela Gözlü Pirim Geldi” (Turquia)
  6. Zeyn’el – “Nesini Söyleyim” (Turquia)
  7. Whatitdo Archive Group – Astral. Desia (Estados Unidos)
  8. Al Bilali Soudan – “Yona” (Timbuktu)
  9. Bantu – “Wayo And Division” (Nigéria)
  10. Fatoumata Diawara feat. M – “Massa Den” (Mali/França)
  11. Faizal Mostrixx – “Onions and Love” (Uganda)
  12. Faizal Mostrixx feat. Morena Leraba – “Loosely” (Uganda/Lesoto)

O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programação da RCFM Radio Cronica Folk Musical.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn