1

Nessa edição do Mundo Sonoro, uma viagem bem especial, na companhia de super grupos. Começamos com o Balimaya Project, grupo de mandé jazz duas faixas do novo disco da banda que reúne músicos africanos radicados em Londres. Depois, vamos para a África do Sul, com o jazzman Jonathan Butler que com o seu novo disco, “Ubuntu”, dá espaço para a sua vontade de celebrar a sua terra natal e transmitir uma mensagem de unidade. Com a Bokanté, temos músicos de cinco países e quatro continentes, diferentes gêneros, raças e gerações trabalhando em harmonia, celebrando a individualidade através da música e da crença que ela – a música, deve ser uma voz para os que não têm voz.
Bonus track para quem ouvir o programa no site da UEL FM: Sakineh, música com a Rastak, banda de música folclórica contemporânea iraniana que incorpora o idioma persa, a cultura e a história do Irã misturando instrumentos e elementos da tradição com ritmos contemporâneos. Vamos ouvir também o cantor Aditya Prakash, premiadíssimo e um dos principais jovens virtuosos da música Carnatic, o estilo clássico tradicional do sul da Índia. Ouvimos também o “rei” da música sevdah, o bósnio Damir Imamović e na companhia do marroquino Driss El Maloumi, perseguimos o “tarab” árabe, termo usado para definir um tipo de êxtase ao ouvir uma música. Nossa viagem termina na Jamaica, com três faixas do novo disco do projeto Inna De Yard (na foto) que nasceu no início dos anos 2000 como uma forma de levar o reggae de volta às suas raízes acústicas. Confira a lista completa das música do programa:

  1. Balimaya Project feat. Afronaut Zu – “For Aziz” (Reino Unido)
  2. Balimaya Project – “Anka Tulon” (Reino Unido)
  3. Jonathan Butler – “Ubuntu” (África do Sul)
  4. Bokanté – “Pa Domi”
  5. Bokanté – “Adjoni”
  6. Rastak – “Sakineh” (Irã)
  7. Aditya Prakash – “Natabhairavi” (EUA)
  8. Damir Imamović – “Osmane” (Bósnia)
  9. Driss El Maloumi – “Sultana” (Marrocos)
  10. Inna De Yard – Baltimore (Jamaica)
  11. Inna de Yard – Down the street (Jamaica)
  12. Inna de Yard – Humanity (Jamaica)

O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programação da RCFM Radio Crónica Folk Musical. Apoio cultural: Visualitá Gestão de Design Estratégico. Produção e apresentação: Janaína Ávila.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn