1

Nessa edição, um passeio por músicas em espanhol, com sonoridades da América Latina e outros cantos. Começamos em Porto Rico com a cantora e compositora iLe, nome d’arte de Ileana Mercedes Cabra Joglar. Você escuta comigo duas faixas do disco de estreia na carreira solo da artista vencedora de um Grammy Latino exatamente com “iLevitable”. Chegamos no México, com Silvana Estrada, que segue construindo uma carreira linda e Sanje, projeto musical pessoal de Santiago Mijares. Nos Estados Unidos, ouvimos duas bandas: com Los Aptos, representantes do Sad Sierreño e a Mapache, que não faz exatamente música latina, mas flerta com o estilo e aqui, com duas belas covers de medalhões do cancioneiro, imortalizados pelo Trio Los Panchos.

Bonus track no site da UEL FM: a mexicana Lila Downs, com o single que antecipa o seu novo disco, batizado de “La Sánchez”. Em Londres, encontramos mais uma vez a congolesa criada na Argentina, Juanita Euka e voltamos para o lado debaixo do Equador, com os chilenos do Migra, trio que se define como um projeto de World Music com notas eletrônicas vindas do sul do planeta. Na Colômbia, ouvimos Diana Burco, cantora, compositora e acordeonista que faz música no estilo vallenato e é a primeira mulher a ser indicada ao Grammy representando esse estilo musical.

Nossa viagem termina na Venezuela, com duas músicas do rapper Canserbero (na foto), compositor e ativista, considerado um dos mais importantes expoentes do rap independente em seu país e no restante da América Latina. Em janeiro de 2015, o corpo de Canserbero foi encontrado na calçada de um edifício onde dizem estava morando, no décimo andar, no apartamento de um amigo que foi morto a facadas no mesmo dia. Uma história esquisita e mal contada, até hoje sem uma versão definitiva. Confira a lista completa das músicas e artistas do programa:

  1. iLe – Extraña de Querer (Porto Rico)
  2. iLe – Triángulo (Porto Rico)
  3. Silvana Estrada — “Milagro y Desastre” (México)
  4. Sanje feat. Yöels – “Mejor Que Antes”(Mèxico)
  5. Los Aptos feat. Danny Lux – “Me Voy Contigo” (Estados Unidos)
  6. Mapache – “Me Voy Pa’l Pueblo” (EUA)
  7. Mapache – “Aquellos Ojos Verdes” (EUA)
  8. Lila Downs – “Vas de Salida” (México)
  9. Juanita Euka – “Sueños De Libertad” (Congo)
  10. Migra – “Baile Nómade” (Chile)
  11. Diana Burco – “Cobarde” (Colômbia)
  12. Canserbero – “Maquiavélico” (Venezuela)
  13. Canserbero – “¿Y la Felicidad Qué?” (Venezuela)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn