1

Essa edição começa com um dos poderes mais bonitos da música, aquele de promover encontros. O disco “Flamenkora” é o resultado do encontro entre o trompetista alemão Volker Goetze, o mestre do kora senegalês Ali Boulo Santo Cissoko e o violonista espanhol de flamenco Alejandro Moreno. Ainda no Senegal, ouvimos o guitarrista e cantor Wasis Diop e depois, vamos para a Nova Caledônia, na Oceania, para ouvir Marcus Gad, abrindo um bloco dedicado ao reggae. Depois, tem Tiken Jah Fakoly (na foto), da Costa do Marfim, uma grande referência do reggae para muitos países da África e por último, te conto a história do soldado artista (ou de um artista soldado), Askia Modibo, do Mali.

Em Paris, ouvimos juntos duas faixas do disco “Sost” da Akalé Wubé, banda formada por amigos músicos franceses que decidiram juntar forças para recriar clássicos da música etíope das décadas de 60 e 70. Nos Estados Unidos, ouvimos a baixista Meshell Ndegeocello e em Lesoto, na África, ouvimos o rapper e pastor de ovelhas Morena Leraba. A viagem termina na Itália, com a Bandabardò, que em 2023 comemora 30 anos de carreira. Confira todas as músicas e artistas do programa:

  1. Volker Goetze, Ali Boulo Santo Cissoko, Alejandro Moreno – “M’Bok Africa” (Alemanha/Senegal/Espanha)
  2. Volker Goetze, Ali Boulo Santo Cissoko, Alejandro Moreno – “Dougou” (Alemanha/Senegal/Espanha)
  3. Wasis Diop – “Anna Mou” (Senegal)
  4. Marcus Gad meets Tamal – “Tempo” (Nova Caledônia/França)
  5. Tiken Jah Fakoly – “Plus Rien Ne M’etonne” (Costa do Marfim)
  6. Askia Modibo – “Wadjou” (Mali)
  7. Akalé Wubé feat. Manu Dibango – “Anbessa” (França/Camarões)
  8. Akalé Wubé feat. Genet Asefa – “Alègntayé” (França/ Etiópia)
  9. Meshell Ndegeocello feat. Thandiswa e Joel Ross – “Vuma” (EUA/África do Sul)
  10. Morena Leraba – “Heleru” (Lesoto)
  11. Bandabardò – “Bambino” (Itália)
  12. Bandabardò – “Se mi rilasso collasso” (Itália)

O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programação da RCFM Radio Crónica Folk Musical. Produção e apresentação: Janaína Ávila

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn