Um programa temático, dedicado ao blues do deserto. Nosso passeio começa no Sahara Ocidental, com Mariem Hassan, a grande representante da música Haul e que através dela, mostrou ao mundo o sofrimento do povo Saharaui. Depois vamos para o Mali, onde fazemos uma longa parada para ouvir o casal Amadou & Marian, Afel Bocoum, guitarrista hoje com 68 anos de idade e um dos principais representantes dp legado deixado por Ali Farka Touré e a Songhoy Blues.
Ouvimos juntos o single que antecipa o novo disco de Bombino, aclamado guitarrista e compositor tuaregue da região de Agadez, no Níger. Seguimos para a Argélia, onde encontramos o som da Afous d’Afous, que tem várias camada e um clima mais otimista e animado se comparamos com toda a nostalgia que domina a música do deserto africano. Também do Níger, ouvimos Les Filles de Illighadad e voltamos para o Mali para encontrar a banda que inspirou toda essa viagem.
A Tinariwen (na foto) lançou em maio o disco “Amatssou” que traz uma nova sonoridade para a banda, com uma música cheia de alegorias poéticas, letras que pedem união e liberdade, canções de luta e resistência com referências oblíquas às recentes e desesperadas revoltas políticas em Mali e ao crescente poder dos salafistas, uma música corajosa e que reforça a banda como uma das mais importantes desse grande universo da música do vasto Sahara. Confira a lista das músicas e artistas do programa:
- Mariem Hassein – “Haiyu” (Sahara Ocidental)
- Mariem Hassan – “Arrabi al Arabe” (Sahara Ocidental)
- Amadou & Marian –“Je pense a toi” (Mali)
- Afel Bocoum – “Alasidi” (Mali)
- Songhoy Blues – “Soubour” (Mali)
- Bombino – “Aitma” (Níger)
- Afous d’Afous – “Tarhanine Tegla” (Argélia)
- Les Filles de Illighadad – “Imigradan” (Níger)
- Tinariwen – “Kek Alghalm” (Mali)
- Tinariwen – “Anemouhagh” (Mali)
- Tinariwen – “Tenere Den” (Mali)