1

Nossa viagem musical começa em Portugal, com duas faixas do disco “João Gil Por”, realizado pelo cantor e compositor português Joao Gil para comemorar os seus 40 anos de carreira e entre os convidados para essa festa, a cantora e compositora Luiza Sobral. Depois, vamos para Cabo Verde ouvir Mário Lúcio, cantor, compositor e poeta que já foi Ministro da Cultura do país. Para atender um capricho meu, passamos na Itália para ouvir Rino Gaetano e depois, vamos para a Venezuela, descobrir o som de Vytas Brenner que, de certa forma, nos conecta com a próxima banda…

Em Berlin, encontramos a Mitsune, banda japonesa de neofolk. A especialidade deles é a música tradicional japonesa com influências de todo o mundo e com protagonismo do Tsugaru Shamisen, um alaúde japonês de três cordas, popularizado por músicos japoneses cegos no início do século XX. Ainda dá tempo para encontrar o paquistanês Nusrat Fateh Ali Khan juntamente com Michael Brook, do Canadá e no Reino Unido, descobrir o talento de Yussef Dayes, baterista que vem se destacando na cena do jazz do sul de Londres. Na África, ouvimos Mokoomba, grupo do Zimbábue, que faz música em vários idiomas, incluindo inglês, luvale, tonga, nyanja, ndebele e shona.

Nossa viagem termina na Itália, mais precisamente no Sul, com a Yarákä (na foto), banda que presta uma homenagem à figura da Curannera, uma musa inspiradora, a ponte perfeita entre o céu e a terra e culturas aparentemente distantes. Cada canção do novo disco da banda narra o exorcismo do mal da alma ou de um medo que bloqueia o fluxo de energia, encontrando a cura por meio de uma canção ancestral, como acontece em outras tradições da América do Sul da América. Confira a lista completa das música e artistas do programa:

  1. Luiza Sobral – “Postal dos Correios” (Portugal)
  2. Joao Gil – “A rapariga que vive nas canções” (Portugal)
  3. Mário Lúcio – “Migrants (Shakespearience)” (Cabo Verde)
  4. Rino Gaetano – “Sfiorivano le viole” (Itália)
  5. Vytas Brenner – “Ofrenda de Miguel” (Venezuela)
  6. Mitsune – “Kaigara Bushi” (Alemanha)
  7. Mitsune – “Hazama” (Alemanha)
  8. Nusrat Fateh Ali Khan e Michael Brook – “My Heart, My Life” (Paquistão/Canadá)
  9. Yussef Dayes feat. Masego – “Marching Band” (Reino Unido/Jamaica)
  10. Mokoomba – “Nzara Hapana” (Zimbabwe)
  11. Yarákä – “Fronni d’Alia” (Itália)
  12. Yarákä – “A Sand’Ánne” (Itália)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn