1

Um programa dedicado à música palestina contemporânea. Começamos com a Sabreen, banda árabe palestina de Jerusalém, fundada em 1980 e que durou até 2002; desde 1987 o grupo também é uma organização comunitária sem fins lucrativos, especializada na promoção da música na Palestina. Depois, ouvimos Rim Banna, cantora e compositora de Nazaré com um repertório frequentemente focado no sofrimento dos palestinos, especialmente os da Cisjordânia. Com Julia Boutros, libanesa de origem palestina, ouvimos uma música que toda a responsabilidade do que vem acontecendo na região em cima do silencio dos árabes, convocando todas as pessoas de origem árabe a se solidarizarem com seus irmãos e irmãs palestinos sob ocupação.

Descobrimos junto o rock psicodélico da Al-Bara’em, considerada a primeira banda de rock’n’roll árabe original da Palestina. Nascidos na Cidade Velha de Jerusalém, os irmãos , Farid e Rami Chehade formam a The Chehade Brothers e demonstram virtuosismo ao tocar todos os instrumentos musicais árabes conhecidos, desde os melódicos até os rítmicos. Samer Rashed é um instrumentista palestino, compositor e entusiasta da música. Com a sua viola, já se apresentou em muitos festivais e concertos pelo mundo e com ele, ouvimos uma faixa do seu último disco que mostra como a viola soa no gênero musical Gypsy Swing. Depois, escutamos Emel Mathlouthi é tunisina, cresceu durante o governo autoritário de Zine El-Abidine Ben Ali e começou a escrever canções de protesto em 2004 e durante a revolução tunisina de 2011. Sua musicalidade está numa profunda estranheza em relação às fronteiras culturais ou conceituais e, como resposta, o desejo de tentar dissolvê-las.

Ainda dá tempo de ouvir Nai Barghouti, intérprete, compositora e flautista palestina, uma das cantoras mais distintas de uma nova geração de palestinos e árabes. Um pouco de reggae com a Ghazall, de Nazaré e encerramos nossa viagem com a primeira dama do rap árabe, Shadia Mansour (na foto). Confira a listra completa dos artistas e músicas do programa:

  1. Sabreen – “On Man”
  2. Sabreen – “On Wishes”
  3. Rim Banna – “Bahallelak – I will Sing Lullabies To You”
  4. Julia Boutros – “Wein Al Malayeen”
  5. Al-Bara’em – “Tareeq”
  6. The Chehade Brothers – “Halalalalaya”
  7. Samer Rashed – “Wedding for Zeina”
  8. Emel – “Naci en Palestina”
  9. Nai Barghouti – “Mum, Sing to the Wind”
  10. Ghazall – “Mish Mishtaa”
  11. Dam feat Shadia Mansour – “Kollon 3endon Dababat”
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn