1

Na edição #22 do programa, começamos com a música da canadense de origem haitiana Mélissa Laveaux. Depois, vamos para a Martinica com Sélène Saint-Aimé, contrabaixista, cantora, compositora e poeta de origem martinicana e franco costa-marfinense. É dela uma das músicas mais bonitas do programa (embora seja bem difícil escolher qual a minha preferida nessa edição); em Cabo Verde encontramos com Lucibela antes de chegar no Chile, para ouvir Makiza com uma música que entra dentro da cabeça e não sai mais, estejam avisados!
A partir da minha necessidade de invocar o poder curativo da #pizzica, vamos para a Itália com a Officina Zoé, banda que tem protagonizado o movimento de renascimento da tradição musical do Salento, no sul do Bel Paese. A Khiyo é uma banda britânica que faz música de Bangladesh desde 2007, com raízes muito profundas na cultura e tradições bengali e depois deles, seguimos para a Argélia com Youss, que inventa a sua música a partir das raízes do reggae, do dance-hall e do chaâbi argelino, criando uma alquimia perfeita reforçada pelas letras cheias de poesia. No Marrocos, ouvimos Hamid El Gnawi, membro de uma família de mestres Gnawa, é o arauto de uma jovem geração de músicos marroquinos.
Nosso passeio termina na Colômbia, com a Cimarrón (na foto), banda de banda de #joropo e que com o seu novo disco, o “La Recia” ganharam o pódio da lista dos melhores discos de julho da Transglobal World Music Chart, a rede de críticos de #worldmusic com membros em quase 40 países e da qual o Mundo Sonoro faz parte. Produção e apresentação: Janaína Ávila. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Mélissa Laveaux – “Kouzen” (Canadá/Haiti)
  2. Mélissa Laveaux – “Nan Fon Bwa” (Canadá/Haiti)
    03- Selene Saint Aimé – “Arawak Uhuru” (Martinica)
  3. Lucibela – “Dona Ana” (Cabo Verde)
  4. Makiza – “Todo Va Mas Lento” (Chile)
  5. Officina Zoè – “Marinaru” (Itália)
  6. Officina Zoè – “Santu Paulu” (Itália)
  7. Khiyo – “Riniki Jhiniki” (UK/ Bangadlesh)
  8. Youss – El Amor (Argélia)
  9. Hamid El Gnawi – “Soudani” (Marrocos)
  10. Cimarrón – Velorio (Colômbia)
  11. Cimarrón – “El Gavilán” (Colômbia)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn