1

Primeiro Mundo Sonoro do ano e a grande novidade para 2024 é uma mudança no formato do programa, com mais tempo para absorvermos o conteúdo. E como? Com umas três ou quatro musicas de cada disco e artista mas sem deixar de lado a informação. Em fase de experimentação e esperando a sua opinião, ouvinte e companheiro de viagem!

O passeio musical começa na Grécia, com o acordeonista Thanos Stavridis junto com a violoncelista Stella Tempreli e o novo disco do projeto Tales from the box batizado de “Ciel” e já disponível em todas as plataformas digitais. Curiosidade: Thanos Stavridis é fá dos sanfoneiros brasileiros e demostra a sua admiração pela música brasileira em diversas faixas do disco.

Depois, vamos para os Estados Unidos para ouvirmos algumas faixas do disco “Africatown, AL Ancestor Sounds”, um documento impressionista com gravações marcantes de residentes da comunidade Africatown do Alabama, incluindo descendentes do último navio negreiro trazido para a América, o Clotilde. O disco foi produzido pelo ganhador de Grammys, Ian Brennan junto com a cineasta e fotógrafa italiana de origem ruandesa Marilena Umuhoza Delli.

Na África, mais precisamente no Saara Ocidental, encontramos a cantora e compositora sarauí Aziza Brahim (na foto). A ideia do disco partiu da vontade de unir a percussão do Saara e a da Península Ibérica misturada com guitarras imponentes e contrabaixo elétrico. A voz de Aziza é uma fonte de emoções profundas e ressonantes, demostrando o anseio pela pátria e a luta pela liberdade.

Nossa viagem termina com a super banda Shakti50, comemorando 50 anos de existência em 2024. Um som que une o Oriente e o Ocidente numa colaboração transcontinental sem precedentes e que ajudou a definir o que conhecemos por world fusion, num híbrido musical dinâmico que encantou o público em todo o mundo e inspirou gerações de músicos, artistas e pensadores a embarcarem nas suas próprias odisseias interculturais.

O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programaçao da RCFM Radio Crónica Folk Musical. Produção e apresentação: Janaína Ávila. Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. Thanos Stavridis & Stella Tempreli – “Mediterranean Travel” (Grécia)02. Thanos Stavridis & Stella Tempreli – “Um Tom Para Jobim” (Grécia)
  2. Thanos Stavridis & Stella Tempreli – “Aș If a Dream” (Grécia)
  3. Africatown – “Run, If You Can (Don’t Go Down that Road)” (Estados Unidos)
  4. Africatown – “Do You Hear Me Now” (EUA)
  5. Africatown – “Family Secret” (EUA)
  6. Africatown – “Lead Me Home” (Estados Unidos)
  7. Africatown – “Reconstructed Memory” (EUA)
  8. Aziza Brahim – “Bubisher” (Saara Ocidental)
  9. Aziza Brahim – “Thajliba”(Saara Ocidental)
  10. Aziza Brahim – “Bein trab u lihjar” (Saara Ocidental)12. Aziza Brahim – “Mawja” (Saara Ocidental)
  11. Aziza Brahim – “Metal Madera” (Saara Ocidental)
  12. Shakti – “Las Palmas” (UK/Índia)
  13. Shakti – “Mohanam” (UK/Índia)

Foto: Guillem Moreno/Divulgação

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn