1

Meio sem querer (querendo), uma edição para passear pelos sons do afrobeat e algumas das suas variantes criadas a partir do original. Começamos em Londres, com a London Afrobeat Colletctive e algumas faixas do disco “Esengo”, com letras em inglês, espanhol, lingala e francês e oito integrantes, da Inglaterra, Itália, França, Congo, Argentina e Nova Zelândia. Destaque para a vocalista Juanita Euka, que nasceu no Combo e cresceu em Buenos Aires.

Depois, ouvimos Dele Sosimi & The Estuary 21 do disco que é uma versão extendida do “The Confluence”. O nigeriano Dele Sosimi é praticamente o embaixador do Afrobeat no Reino Unido onde mora. Ele é ex-tecladista da banda Egypt 80 de Fela Kuti e cofundador, com Femi Kuti, de outro super grupo: o Positive Force. O disco passeia por outros sons bem distantes da intensidade polirrítmica pela qual o afrobeat ficou famoso, com um pop mal-humorado, pavimentado com piano, refrões jazzísticos, alguns ritmos afro e a voz grave de barítono Sosimi. .

Voamos para o sul, para o Chile onde termina essa viagem com a Newen Afrobeat, super banda com treze integrantes e uma atitude super mente aberta em relação ao gênero criado por Fela Kuti. O novo disco do grupo, batizado de “Grietas” traz só composições originais com cantores e músicos convidados. O título do álbum é uma referência direta ao rápido aquecimento da terra e à escassez de água com faixas vocais que deixam clara a preocupação com os efeitos atuais e iminentes das mudanças climáticas. Tudo a ver com a band leader do grupo, a cantora Francisca Riquelme, socialmente inclinada e ambientalmente consciente Confira a lista completa das músicas do programa:

  1. London Afrobeat Colective – “Freedom” (Reino Unido)
  2. London Afrobeat Coleective – “Topesa Esengo Na Motema” (04:47)
  3. London Afrobeat_Take Me To The Sea (06:42)
  4. Dele Sosimi & The Estuary 21 feat Lizzy Dosunmu – “Ẹ Si M’ẹ̀dọ̀” (Nigéria/UK)
  5. Dele Sosimi & The Estuary 21 – “Alagbara Ma Me Ro” (Nigéria/UK)
  6. Dele Sosimi & The Estuary 21 – “Ori Mi” (Nigéria(UK)
  7. Dele Sosimi & The Estuary 21 feat Get Cape. Wear Cape. Fly – “Mo Se Bola Tan” (Nigéria/UK)
  8. Newen Afrobeat feat. Dele Sosimi – “Mare Mare” (Chile/Nigéria)
  9. Newen Afrobeat feat. Lido Pimienta – “Grietas” (Chile/Colômbia)
  10. Newen Afrobeat feat. Joe Vasconcellos – “Somos el presente” (Chile)
  11. Newen Afrobeat feat. Chico César – “Es la vida” (Chile/Brasil)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn