Pesquisar
Close this search box.
1

Um passeio pela Península Ibérica na companhia da LIMúR: Lista Ibérica de Músicas de Raiz, rede de críticos de música da qual passo a fazer parte. A ideia do grupo e destilar, a cada três meses, uma lista com os discos mais interessantes realizados em qualquer parte do planeta ou qualquer expressão musical com raízes em qualquer parte do planeta realizada por artistas ibéricos e/ou ainda em terras ibéricas, entendendo por ibérico o que se refere a qualquer território sob administração portuguesa, espanhola, andorrana ou gibraltarina, incluindo aqueles situados fora da Península Ibérica. Interessante, não?

Começamos com a Caspalma, com algumas faixas do disco “Montañesas”. Formado por Irene Atienza e Yoel Molina, o duo pega o cancioneiro popular da Cantábria, um território autônomo no norte da Espanha e dá uma cara mais contemporânea, principalmente com elementos da música eletrônica. Ainda na Espanha, conhecemos outro duo, o Caamaño&Ameixeiras, formado por Sabela Caamaño no acordeón cromático e Antía Ameixeiras, no violino e voz. Elas são da Galícia, outro território autônomo e tomam como ponto de partida para o disco “Quitar o Aire” a tradição e a essência da musica popular e do baile de raiz, incorporando recursos contemporâneos.

Representando Portugal, ouvimos o “fado jazz” do pianista e compositor Júlio Resende com o disco “Filhos da Revolução”, inspirado nos 50 anos do fim do regime ditatorial com a Revolução dos Cravos e das guerras coloniais. Isso com um gosto especial para o artista já que seu pai é de Angola assim como grande parte da sua família. Nosso passeio termina onde começou, na Espanha, com o valenciano Carles Dénia, um interprete do cant d’estil, o canto tradicional da Valencia. O disco “Mussol” é trabalho musicado de textos de poetas contemporâneos, elaborado em 2021 e finalmente publicado no final do ano passado. Confira todas as músicas do programa:

  1. Casapalma – “Amores de largo tempo” (Espanha)
  2. Casapalma – “Morenuca” (Espanha)
  3. Casapalma – “Con el Agua de Limón” (Espanha)
  4. Casapalma – “Callejuca Callejuca” (Espanha)
  5. Caamaño&Ameixeiras – “A Pequena Morte” (Espanha)
  6. Caamaño&Ameixeiras – “Ai de Min” (Espanha)
  7. Caamaño&Ameixeiras – “Quitar o Aire” (Espanha)
  8. Júlio Resende – “Mr. Fado Goes to Africa for the First Time” (Portugal)
  9. Júlio Resende – “End of Colonial War! No Saudade” (Portugal)
  10. Júlio Resende feat. Salvador Sobral – “A Casa Dela” (Portugal)
  11. Carles Dénia – “Cançó del Llaurador” (Espanha)
  12. Cales Dénia – “Puc veure a través” (Espanha)
  13. Carles Dénia – “Ara o mai” (Espanha)
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn